Tire suas dúvidas sobre o exame de densitometria óssea

densitometria óssea

Um dos exames de diagnóstico por imagem oferecidos pela Ecomax é o de densitometria óssea. Como o próprio nome já diz, é um método utilizado classicamente para medir a densidade mineral dos ossos, traduzindo a qualidade e quantidade de massa óssea.

Para que serve o exame de densitometria óssea?

Ao analisar os ossos do paciente, o exame permite diagnosticar casos de osteoporose ou osteopenia. Para isso, ele mede a densidade mineral dos ossos e compara os resultados com valores de referência, baseados em idade e sexo do paciente. Com isso, além de detectar uma eventual perda precoce de massa óssea, ele auxilia na indicação de qual tratamento precisará ser realizado e consequentemente na prevenção de fraturas.

O que é osteoporose e osteopenia?

Tratam-se da perda gradual de densidade mineral óssea. Em ambas, a pessoa tem densidade óssea abaixo do esperado, o que torna o osso mais fraco e suscetível a fraturas. A osteopenia em um nível mais brando e a osteoporose já como doença estabelecida.

Como é realizado o exame de densitometria óssea?

O exame é realizado por um técnico em radiologia por meio de aparelhos que avaliam áreas do corpo mais sujeitas ao risco de fraturas, como a coluna lombar, o terço distal do rádio e a região proximal do fêmur. As imagens adquiridas e os valores aferidos são interpretados pelo médico radiologista que determina o diagnóstico. A densitometria óssea é um teste indolor e não invasivo.

Qual a duração do exame?

A densitometria é um teste rápido, que dura em torno de 5 minutos.

Há alguma recomendação antes da realização do teste?

Recomenda-se que o paciente não tome suplementos que contenham cálcio no dia do exame e não tenha realizado exames com uso de contraste até três dias antes da densitometria óssea.

Quem deve realizar o exame?

Os grupos considerados de risco e que devem realizar o exame com regularidade são: mulheres na menopausa e/ou com mais de 65 anos, homens com mais de 70 anos, pacientes com osteopenia, com problemas de tireoide ou que fazem uso contínuo de corticoides. Também deve realizar o exame quem já foi diagnosticado com osteoporose para verificar os resultados do tratamento.

Há alguma restrição à realização do exame?

De forma geral não, mas pessoas com deformidades na coluna ou que fizeram cirurgia nos sítios estudados (coluna e fêmur) possuem limitações para a realização do exame.

Qual médico solicita o exame de densitometria óssea?

Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.

Outras aplicações da densitometria: além da avaliação óssea

Atualmente, um novo uso vem sendo implementado para este exame, onde é possível avaliar, além da massa óssea, também a composição corporal. É considerado um dos exames mais precisos para determinar o conteúdo corporal de gordura e massa magra.

É indicado para esportistas, para avaliar a porcentagem de gordura e massa muscular, também para pacientes em acompanhamento nutricional, com obesidade e anorexia e para aqueles que necessitam de vigília da massa corporal pela utilização de hormônios de crescimento e esteroides sexuais.

Confira as nossas unidades que realizam a densitometria:

Blumenau – Centro Clínico Santa Catarina e Ecomax Mulher

Brusque – Ecomax Brusque

Florianópolis – Ecomax Core