5 Passos para melhorar a sua saúde em 2019

O começo de um novo ano é sempre uma ótima oportunidade para se reinventar e traçar planos para melhorar a sua saúde a curto, médio e longo prazo. A maioria das pessoas estabelece metas relacionadas à perda de peso ou a levar um estilo de vida mais saudável. Separamos neste post cinco resoluções que realmente podem ajudar você a viver com mais bem-estar neste e nos próximos anos. Confira:

1. Comece pela reeducação alimentar

Quem nunca prometeu seguir uma dieta rigorosa para perder alguns quilinhos? Em vez de alterar a alimentação somente de olho na balança, faça uma reflexão honesta de como estão os seus hábitos alimentares e o que você pode mudar, sempre com foco no longo prazo. O problema em optar por dietas restritivas demais é que elas são difíceis de serem seguidas por muito tempo, normalmente resultando em ganho de peso quando interrompidas, além de poderem desequilibrar o seu organismo. Caso a sua alimentação realmente não esteja das melhores e precise de muitas mudanças, conte com ajuda profissional de um médico e/ou nutricionista. Eles poderão indicar qual o melhor caminho para uma alimentação mais saudável, contemplando todos os nutrientes que o seu corpo precisa e, claro, que você consiga seguir pelo resto da vida.

 2. Inclua atividades físicas na sua rotina

Outra resolução de ano novo bem comum é praticar mais exercícios, o que leva muitas pessoas a se matricularem em academias para alguns meses depois abandonar os treinos. Antes de se render a este impulso, veja que tipo de exercício você conseguiria inserir na sua rotina com alguma facilidade. No caso da academia, por exemplo, opte por estabelecimentos que sejam próximos a sua casa ou trabalho. Também é importante saber que tipo de atividade física você mais gosta. Não adianta se inscrever na musculação se não é algo que você considere prazeroso. Há muitas possibilidades de exercício físico, como caminhada, corrida, dança, natação, pilates, entre outras. Se você realmente não tiver tempo para se inscrever em algum tipo de aula, tente ser mais ativo no seu dia a dia: sempre que possível opte pelas escadas em vez do elevador, evite utilizar o carro para pequenas distâncias e se você utiliza o transporte público opte por descer algumas paradas antes do seu destino para caminhar um pouco. Ao final da semana estas pequenas mudanças fazem uma grande diferença.

3. Não deixe de fazer seus exames preventivos

Caso você opte ou não em seguir as duas primeiras metas, não se esqueça daquela visitinha ao médico. Mudanças na alimentação ou o início da realização de atividades físicas exigem acompanhamento médico, para garantir que tudo esteja certo com o seu corpo. Da mesma forma, caso você tenha alguma condição de saúde ou se encontre em algum grupo que precisa de exames preventivos, não os deixe para depois.

 4. Durma melhor

Muitas pessoas acham que cuidar da saúde só se faz quando se está acordado, o que não é verdade. Uma boa noite de sono pode evitar problemas de saúde. A meta aqui é tentar dormir de 7h a 8h por noite, com horários bem definidos e com qualidade. Melhore o seu ambiente de sono, com um quarto escuro, livre de ruídos e com cama e colchão confortáveis. Também é recomendado evitar alimentos pesados à noite e atividades que causem agitação, como esportes praticados poucas horas antes de dormir, jogos de videogame e utilização do celular logo antes de ir para a cama. Opte por uma rotina mais leve, que ajude a “desligar” o corpo aos poucos, como ler um livro por exemplo.

 5. Não se esqueça da saúde mental

Quando a mente não está em equilíbrio o seu corpo sente. Estresse e ansiedade podem prejudicar e muito a saúde das pessoas, por isso, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar de todo o resto. Busque reservar tempo para o lazer, os amigos, algum hobby ou alguma atividade que lhe dê prazer. Se você costuma se estressar com a rotina, busque entender estes gatilhos para evitá-los ou aprender a lidar com eles de forma mais leve. Se necessário, busque a ajuda de um profissional, como o psicólogo, para lidar melhor com as suas emoções. Estimular o cérebro também é fundamental e isso pode ser feito através da música, leitura, exercícios de raciocínio e meditação, por exemplo.

Cuidar da sua saúde vai muito além de simplesmente tratar doenças. Ela começa com você e com escolhas inteligentes e saudáveis na sua rotina. E no que precisar, conte com a Ecomax para a realização dos seus exames de imagem. Temos compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de nossos pacientes.