A importância da família no tratamento do câncer de mama

a importância da família no tratamento do câncer

O diagnóstico de qualquer tipo de câncer nunca afeta somente o paciente: ele pode abalar toda uma família e até amigos próximos. A importância da família no tratamento do câncer de mama, por exemplo, é enorme para quem enfrenta a doença, tanto no aspecto psicológico como nas atividades de rotina.

As mulheres representam 99% dos casos de câncer de mama, o que pode afetar a dinâmica familiar em alguns casos. Isso porque há muitas mulheres que são chefes de família, que administram boa parte das finanças e rotinas domésticas, além daquelas que ainda têm todas as atribuições da maternidade. Se diagnosticada, esta mulher precisará voltar a atenção para si mesma, e é aí que entra o apoio daqueles que estão por perto.

Além do apoio emocional e dos cuidados com a paciente, caso você tenha um familiar com câncer de mama, pense de que forma você pode deixar a vida dela mais fácil e com menos preocupações. Pode ser ajudando nas tarefas domésticas, acompanhando a paciente em consultas e sessões de terapia, oferecendo-se para tomar conta de algumas burocracias e, claro, oferecendo apoio psicológico sempre que ela precisar.

Exemplos de apoio a pacientes com câncer

– Motivar a paciente a enfrentar a doença;

– Oferecer-se para ouvir sempre que ela precisar conversar;

– Ajudar nas tarefas domésticas e que envolvam algum tipo de burocracia;

– Não importuná-la com problemas desnecessários;

– Acompanhá-la nas consultas e sessões de terapia;

– Ajudá-la a cuidar da alimentação e da saúde;

– Mostrar a ela que ela ainda tem muitos motivos para viver.

E quando o familiar precisa de apoio?

Nem sempre é fácil se manter forte quando uma pessoa próxima passa por uma doença como o câncer. Quem é o apoio de um paciente também precisa se manter otimista e amparado por amigos e outras pessoas que possam ajudar nesta batalha. Uma boa alternativa é buscar informação e amparo em pessoas que já passaram por isso, cercar-se de amigos que o ajudem a se manter positivo e, se necessário, buscar a ajuda profissional, como a de um psicólogo.

Ninguém precisa enfrentar a batalha contra o câncer sozinho, seja o próprio paciente ou um familiar. Conheça as histórias de quem venceu a doença e veja como o apoio da família foi importante para estas mulheres: https://rosareal.com.br.