A importância do médico obstetra na formação da vida

Obstetra

Antes mesmo de você nascer ele já estava lá monitorando o seu crescimento, formação e dando todo o suporte que a sua mãe precisava. Estamos falando do médico obstetra, responsável por todo o acompanhamento da gestação da mulher até o momento do nascimento. O próprio significado da palavra obstetra define o papel deste profissional, já que em latim obstetrix significa ficar ao lado de, exatamente como o médico fica ao lado da gestante durante o período de formação da vida.

Muito antes do momento do nascimento, ao saber da gestação deve-se procurar o acompanhamento do médico obstetra. É ele quem dará as orientações de saúde durante a gestação e fará o acompanhamento do feto, possibilitando a identificação de anomalias de forma precoce e, em alguns casos, intervenções terapêuticas ainda no útero.

Este trabalho de prevenção é realizado durante o pré-natal e é essencial para garantir a saúde do bebê e da mulher. Este acompanhamento tem se mostrado crucial inclusive para a sobrevivência de mãe e filho, já que em séculos passados a taxa de mortalidade eram bem mais elevadas. Para saber mais sobre exames pré-natais clique aqui.

O que é importante conversar com o obstetra

Para garantir que a gravidez transcorra da forma mais tranquila e saudável possível, o obstetra deve conhecer a saúde da mãe, seja por meio e conversas sobre histórico familiar de doenças, ciclo menstrual, existência ou não de DSTs, além da realização de exames clínicos. A partir destas informações, é importante discutir e acompanhar com o seu obstetra os seguintes tópicos:

– Acompanhamento do peso da gestante durante a gravidez;

– Se é necessário ou não o acompanhamento de nutricionista durante a gestação, para garantir que a mulher tenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes;

– Prescrição ou não de vitaminas;

– Acompanhamento da pressão arterial, já que a hipertensão oferece risco para a mãe e para o bebê;

– Previsão de data de nascimento;

– Acompanhamento de crescimento e formação do bebê por meio de exames de ultrassom.

Além de todos estes temas, o médico obstetra deve ser informado de qualquer medicamento que a mãe já faça uso, para orientar quanto à segurança de qualquer tratamento durante a gestação. Lembre-se de conversar com o profissional sobre qualquer sintoma fora do normal que surja durante a gravidez, como enjoos, dores, tonturas, falta ou excesso de sono, ansiedade, entre outros. Ele fará o aconselhamento de como lidar em cada uma destas situações.

Com tanta responsabilidade, é essencial que a mãe tenha confiança e se sinta à vontade com o seu médico obstetra. Além de ser a pessoa que irá acompanhá-la ao longo de vários meses, o obstetra tem depositada em si a responsabilidade de zelar pela vida da mãe e da criança com segurança e todo o cuidado que uma nova vida exige.