Como a atividade física ajuda a aliviar dores nas articulações

Quem sofre com dores nas articulações frequentemente nem se imagina realizando algum tipo de atividade física. No entanto, exercitar-se é um forte aliado no fortalecimento de ossos e articulações, combatendo doenças como artrite reumatoide, artrose, fibromialgia e outras condições que causam estas dores.

Além dos benefícios gerais para a saúde, manter-se ativo traz muitas vantagens para quem sofre com dores articulares no quadril, tornozelo, joelho ou ombro, por exemplo. Quem deixa de lado o sedentarismo e começa a se exercitar, logo observa melhorias:

– Diminuição da dor e da rigidez;

– Mais mobilidade;

– Controle de peso, que ajuda a reduzir a pressão sobre as articulações (como a do joelho);

– Fortalecimento dos músculos;

– Aumento de flexibilidade e de equilíbrio;

– Melhora da postura;

– Mais facilidade em atividades diárias, garantindo mais independência;

– Melhora na qualidade do sono e da disposição;

– Melhora do condicionamento físico e da saúde em geral.

Como cada exercício contribui no alívio de dores nas articulações

Quando falamos em atividade física estamos nos referindo a uma ampla gama de modalidades que têm contribuições específicas para a saúde e o bem-estar das pessoas. Até mesmo os exercícios menos intensos podem apresentar melhorias na qualidade de vida. Conheça como cada modalidade pode contribuir para a sua saúde e a redução das dores nas articulações:

Exercícios aeróbicos: estas atividades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular. No entanto, para preservar a saúde das articulações, opte por atividades de baixo impacto, como natação, hidroginástica, ciclismo e caminhada.

Exercícios de flexibilidade e equilíbrio: estas atividades auxiliam no alívio da rigidez e no aumento da mobilidade articular. Algumas modalidades envolvem exercícios de alongamento, ioga, pilates ou tai chi chuan.

Exercícios de fortalecimento: como o nome já diz, são as atividades que ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações. Isso é importante pois o músculo fortalecido ajuda a proteger a articulação que estiver doendo. Apesar de importantes, estes exercícios devem ser realizados com bastante cuidado e orientação profissional, justamente para não aumentar a dor e o dano articular.

Primeiros passos para se exercitar

Qualquer pessoa que decide começar a se exercitar deve estar ciente das suas condições de saúde e possibilidades de treino. Pacientes com dores nas articulações ou cardíacos devem tomar um cuidado especial, realizando consulta médica e exames necessários para avaliação da sua condição de saúde.

É importante que a pessoa comece devagar, sem exigir demais do seu organismo e de suas articulações. Intercalar com momentos de atividade e de descanso é particularmente importante neste início. Outra dica importante é sempre fazer um aquecimento antes de atividades mais intensas e alongar-se ao final.

Exercitar-se é importante em todas as fases de vida e para os mais diversos perfis. Porém, para aproveitar os benefícios da prática é essencial contar com o acompanhamento de um profissional e estar atento aos sinais do seu corpo.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre dor lombar