Como os alimentos melhoram a imunidade do nosso corpo

Você já deve ter ouvido falar que certos alimentos melhoram a imunidade do nosso organismo. Mas em primeiro lugar é preciso esclarecer que não existe algum alimento mágico que tem este poder. O nosso sistema imunológico depende de uma série de fatores para se fortalecer, e a alimentação tem participação nisso.

Desde o início da pandemia de covid-19 muito tem se falado sobre ter imunidade ao vírus, principalmente após a vacinação. O uso do imunizante munirá o corpo da pessoa vacinada com anticorpos, que reagem à tentativa de invasão do coronavírus. Porém, há outro tipo de imunidade no nosso organismo: a celular. E é aqui que a alimentação e o estilo de vida têm forte influência.

Adotar uma alimentação balanceada, evitar substâncias nocivas como álcool, cigarro e drogas, praticar atividades físicas regularmente, dormir o suficiente e de maneira reparadora e cuidar da saúde mental são os principais fatores que contribuem com um sistema imunológico fortalecido. Ou seja, estamos falando de um estilo de vida muito mais abrangente do que um simples alimento.

Quais alimentos melhoram a imunidade

Sabendo que a alimentação é parte fundamental da construção do nosso sistema imune, vamos focar em quais alimentos são verdadeiros aliados nesta missão. E prepare-se porque a lista é grande. Isso porque quando falamos em alimentação balanceada, estamos nos referindo a uma variedade de grupos alimentares, com nutrientes distintos que têm diferentes papéis no bom funcionamento do organismo.

Você provavelmente já ouviu falar que um prato saudável é um prato colorido. E há muita verdade nisso, já que alimentos de diferentes características apresentam diferentes benefícios para o corpo. Mas é possível ir além e observar os diferentes grupos alimentares que estão lhe alimentando.

Vamos falar primeiro dos prebióticos e probióticos, que ajudam a manter a qualidade de microbiota intestinal. Isso é importante porque é no intestino que boa parte dos nutrientes é absorvida pelo organismo, então em primeiro lugar precisamos ter certeza de que ele possa fazer o seu trabalho plenamente.

Os prebióticos são ingredientes nutricionais que não são digeríveis pelo intestino e servem como substrato às bactérias intestinais benéficas. Alguns exemplos de alimentos com propriedades prebióticas são: alho, cebola, chicória, alcachofra, aspargo e grão-de-bico.

Já os probióticos são as bactérias do bem, aquelas que se alimentam dos prebióticos e habitam o cólon. As mais conhecidas são os lactobacilos, famosos por ajudarem a regular o intestino “preguiçoso”.

Com a flora intestinal em dia e pronta para absorver nutrientes, vamos aos alimentos que contam com vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo:

Vitamina A: encontrada no fígado e no óleo de peixe, nos vegetais de cor laranja ou verde escuro. Ex.: cenoura, couve.

Vitamina C: famosa na prevenção a gripes e resfriados, ela é encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.

Vitamina D: presente principalmente no óleo de fígado de peixe, em carnes e frutos do mar. Além de consumir estes alimentos, para que a vitamina D seja sintetizada no nosso organismo é recomendada a exposição solar por 15 minutos todos os dias.

Zinco: encontrada em carnes, frutos do mar, fígado e vísceras, peixes, ovos e cereais integrais, como aveia, chia e linhaça.

Selênio: encontrado no solo, este mineral pode ser consumido principalmente por meio de castanhas, em especial a castanha-do-pará.

O poder das frutas

Além das vitaminas, fibras e água presentes nas frutas, estes vegetais são antioxidantes, ou seja, atrasam ou inibem a oxidação celular. Isso ocorre porque elas combatem os radicais livres – moléculas instáveis do nosso corpo que agem no envelhecimento celular e que podem até causar doenças como artrite, arteriosclerose, catarata e até mesmo câncer.

Ou seja, alimentos antioxidantes ajudam o corpo a combater estas moléculas rebeldes, protegendo as nossas células. Aliás, algumas das células de protegidas podem ser justamente as de defesa do organismo, o que nos permite afirmar que frutas contribuem com a imunidade.

Os principais nutrientes antioxidantes para o corpo humano são: vitamina A, vitamina C, licopeno e resveratrol. Eles podem ser encontrados nas seguintes frutas:

Vitamina A: abacate, ameixa seca, damasco, manga, mamão papaia, melão e tomate.

Vitamina C: acerola, brócolis, castanha-da-índia, goiaba, frutas cítricas, manga, melão, mamão e tomate.

Licopeno: goiaba vermelha, melancia, tomate, pitanga, mamão e caqui.

Resveratrol: presente nas cascas e sementes das uvas vermelhas ou pretas. Também pode ser encontrado no vinho e no suco de uva tintos. Também contém resveratrol as amoras, o mirtilo, cranberry, cacau e amendoim.

Além de cuidar da alimentação, lembre-se de que outros hábitos também são importantes para manter a imunidade do organismo. Consulte-se regularmente com o seu médico para garantir que o seu corpo esteja saudável e resistente.

Leia também: Como prevenir doenças respiratórias