Como prevenir doenças respiratórias

A queda nas temperaturas vem acompanhada do aumento de casos de doenças respiratórias. Nos meses mais frios o número de ocorrências clínicas associadas a problemas respiratórios aumenta entre 30% e 40%. Causadas principalmente pela diminuição da umidade relativa do ar e consequente alta concentração de poluentes na atmosfera, nosso organismo se torna mais suscetível ao surgimento ou agravamento de doenças como alergias, resfriados, asma/bronquite, rinite e sinusite.

 

Para os casos mais graves, exames de imagem como o raio-X e a tomografia computadorizada são essenciais para avaliar o sistema respiratório e auxiliar nas decisões médicas quanto ao diagnóstico e tratamento.

 

7 Formas de prevenir doenças respiratórias

 

Sabendo como o nosso corpo reage ao ar frio, seco e poluído, é possível tomar algumas medidas preventivas em relação às doenças respiratórias:

 

1. Mantenha o corpo hidratado: para evitar o ressecamento das vias aéreas e auxiliar na produção do muco protetor é essencial consumir água em abundância. Busque beber cerca de dois litros de água por dia e não espere ficar com sede. Carregue uma garrafinha e, se necessário, ative alarmes no celular para se lembrar de beber água.

 

2. Evite se expor a fumaça: seja de cigarro, veículos, churrasqueira e até mesmo poeira. A fumaça e a poeira possuem componentes que irritam as vias aéreas, causando alergias e agravando outros quadros respiratórios.

 

3. Mantenha ambientes arejados: permitir a circulação e a renovação do ar é muito importante, uma vez que as bactérias costumam ficar concentradas em locais fechados, facilitando o contágio.

 

4. Evite contato com pessoas doentes: vírus como o da gripe e do novo coronavírus (COVID-19) podem ser transmitidos pelo tato e pela proximidade com pessoas doentes, já que micropartículas de saliva são expelidas através da fala, de espirros e da tosse. 

 

5. Respire pelo nariz: parece uma dica um pouco óbvia, mas muitas vezes sem perceber acabamos respirando pela boca para inspirar volumes maiores de ar, principalmente ao realizar esforço ou atividades físicas. Este cuidado é necessário porque o nariz é capaz de filtrar e aquecer o ar antes que ele chegue aos pulmões, algo que a boca não faz com a mesma eficácia.

 

6. Mantenha tecidos limpos: lave frequentemente lençóis, toalhas e roupas e preferencialmente seque-os ao sol para eliminar ácaros e microrganismos. Pessoas com rinite devem evitar bichos de pelúcia, carpetes, tapetes e produtos que possuam pelos.

 

7. Alimente-se bem: manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo-o contra doenças oportunistas. A vitamina C deve ser inserida na alimentação rotineira, pois ela é eficaz na prevenção de doenças respiratórias.

 

Leia também: Você sabe o que é embolia pulmonar?