Exames de imagem no câncer e doenças da tireoide

doenças da tireoide

Caroços, inchaços, dores na região do pescoço ou até mesmo alterações no metabolismo, como ganho de peso e cansaço, podem ser sinais de doenças na tireoide.

Localizada superficialmente na parte anterior do pescoço, logo à frente da traqueia, a glândula tireoide tem um importante papel ao ajudar a regular o metabolismo e equilibrar as reações do organismo. Ela exerce influência sobre órgãos como o coração e rins e também atua em aspectos relacionados ao crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, ganho de peso e até mesmo ao estado emocional.

Isso ocorre porque a tireoide secreta hormônios T3 e T4 na corrente sanguínea, espalhando-os para todo o corpo. Ela é controlada pela hipófise, uma outra glândula que está localizada junto ao cérebro, e pelo hipotálamo, região cerebral que também oferece influência sobre estas duas glândulas, formando o famoso “eixo hipotálamo-hipofisário”. Ou seja, uma alteração em qualquer uma destas regiões pode causar doenças e sintomas relacionados à tireoide.

Alterações/ doenças da tireoide podem culminar no funcionamento excessivo (hipertireoidismo) ou deficitário (hipotireoidismo) da glândula, ou mesmo ocorrer sem que haja alteração alguma na sua função, como é o caso de câncer de tireoide.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico de doenças de tireoide

Para identificar de forma precisa e determinar o tipo e a extensão da doença, alguns exames de imagem são indicados. Confira abaixo quais são os principais deles:

Ultrassom

Por meio de ondas sonoras são produzidas imagens em tempo real de órgãos, tecidos e também do fluxo sanguíneo. A glândula tireoide é facilmente examinada por este método, já que está localizada superficialmente, poucos milímetros abaixo da pele. O ultrassom ajuda a determinar alterações no seu tamanho, cor, formato, aspecto e vascularização e a presença de nódulos. Vale salientar que é através das características do nódulo (como tamanho, formato, composição, regularidade de margens, vascularização) que podemos predizer a chance de este nódulo estar ou não relacionado a um câncer. O exame permite dizer também sobre o acometimento de gânglios linfáticos da região.

Saiba mais sobre o exame de ultrassom 

Biópsia

 O diagnóstico conclusivo do câncer de tireoide só é possível com a realização de uma biópsia, guiada por ultrassom. Neste procedimento, o médico remove uma amostra do tecido que será enviado para análise. Esta remoção de tecido é feita por meio de uma agulha fina que aspira as células do tumor, para saber se elas são benignas ou malignas.
Saiba mais sobre as biópsias

O ultrassom de tireoide, simples ou com Doppler, e as biópsias guiadas são realizados pela Ecomax. Para agendamento, preencha o nosso formulário de pré-agendamento disponível no site. Lembrando que é necessária a requisição do médico para a realização de exames de imagem.