Exames de imagem no diagnóstico do câncer de próstata

diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata é o primeiro passo para o tratamento e a cura. Nesta etapa, o tempo é um elemento fundamental, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Se detectada nos estágios iniciais, a doença tem chance de cura de até 90%.

A existência do câncer pode ser suspeitada a partir do exame de toque retal ou do PSA (antígeno prostático específico), obtido em exame de sangue. No entanto, o PSA apenas indicará uma elevação desta substância produzida pela próstata, o que pode ocorrer também em outras patologias, e o exame de toque nem sempre consegue localizar o tumor.

Conforme explica a Dra. Nicoli Martina Testoni, médica radiologista da Ecomax, “o exame radiológico é mais sensível para a detecção de tumores pequenos, mais iniciais e em posições mais profundas da próstata, não acessíveis pelo toque retal”.

Ultrassonografia de próstata: via abdominal e via retal

Os exames de ultrassonografia geralmente são utilizados na avaliação inicial na suspeita de lesão.

O exame via abdominal é feito externamente, por cima do abdômen e traz informações relevantes principalmente quanto às dimensões da próstata. Permite também avaliar a bexiga e a capacidade de esvaziá-la, que pode estar comprometida em patologias que envolvem o aumento das dimensões prostáticas. É um exame não-invasivo e simples.

O exame por via transretal é feito através da introdução do aparelho de ultrassom específico através do ânus e reto, para que se possa olhar a próstata mais de perto, com mais detalhes. Visa ao estudo mais preciso da anatomia e lesões e é o exame de escolha na avaliação dos tumores.

Ressonância magnética no diagnóstico do câncer de próstata

A ressonância magnética de próstata com estudo multiparamétrico é o exame com maior potencial de detecção deste tipo de tumor. Como o próprio nome sugere, o exame utiliza técnicas que analisam o tumor por diversos parâmetros, como formato, consistência e vascularização. Para a investigação de próstata, a Ecomax conta com equipamentos especializados, com software dedicado, garantindo ainda mais segurança no diagnóstico.

Além disso, a ressonância também poderá determinar se o tumor está restrito à próstata ou se há infiltração, alcançando órgãos vizinhos.

Saiba mais sobre a redução de ruídos nos exames de ressonância magnética

Biópsia prostática guiada

O procedimento de biópsia compreende a retirada de fragmentos de tecido do exato local do tumor, guiada por métodos de imagem. Através da análise deste tecido é feito o diagnóstico definitivo.