Exames preventivos para idosos: O que é preciso saber

exames preventivos para idosos

A população brasileira está aumentando a sua expectativa de vida graças a mudanças no estilo de vido e ao avanço da medicina. Mas viver mais se torna ainda mais especial quando se faz isso com saúde e bem-estar. Para chegar lá com qualidade de vida é essencial estar atento aos exames preventivos para idosos.

Embora a prevenção já deva ser iniciada cedo, com alimentação saudável, a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde emocional, os cuidados redobram conforme o nosso corpo envelhece. Isso porque é natural que o corpo humano, a partir decerta idade, passe a ficar mais frágil e suscetível a doenças que antes não eram motivo de preocupação.

E aí que entram os exames preventivos para idosos. Assim como a manutenção de hábitos saudáveis, aquela visita periódica ao médico também é uma forma de se adiantar a eventuais problemas que possam surgir. É preciso abandonar a ideia de que só se vai ao médico quando a doença chega. Conforme o entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não é mais a ausência de doença, e sim, um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Principais exames preventivos para idosos

Não há uma receita fechada de quais exames devem ser feitos por idosos, afinal, cada paciente possui um histórico e um quadro de saúde específico. De forma geral, os exames mais comuns e frequentes nesta etapa da vida são aqueles relacionados ao perfil lipídico, como colesterol, triglicerídeos, LDL e HDL. Além disso, medir a pressão arterial e a pressão ocular com uma certa frequência também é importante, já que a hipertensão e o glaucoma são doenças silenciosas com melhores chances de tratamento quando identificadas cedo.

Há também alguns exames que devem ser realizados com certa frequência de acordo com o sexo. No caso dos exames para homens pode-se destacar o PSA, a ecografia do abdome inferior e o toque retal, que ajudam a detectar a existência ou não do câncer de próstata.

De forma semelhante, é recomendado que as mulheres se consultem regularmente com o médico ginecologista para prevenir o câncer de colo do útero. Além deste, o exame de mamografia também deve ser incluído na rotina, além do autoexame nas mamas que já pode ser realizado desde quando a mulher é jovem.

Embora não exista uma lista fechada dos exames preventivos para os idosos, é importante que haja uma cultura de visitar o médico com regularidade. Converse com o seu médico e relate qualquer situação que fuja da normalidade. Desta forma não se garante apenas anos a mais de vida, mas de vida com qualidade.