Hipertensão arterial: Mitos e verdades sobre a doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial é uma doença que atinge aproximadamente 43 milhões de brasileiros, sendo que cerca de 30% dos adultos sofrem com ela. Apesar de ser conhecida como uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas evidentes e que é desconhecida pela metade de seus portadores, a hipertensão é uma enfermidade crônica que pode causar quadros clínicos mais graves e que responde por 388 mortes por dia no Brasil.

Para entender melhor como funciona a hipertensão, é preciso em primeiro lugar esclarecer alguns fatos sobre o funcionamento do sistema circulatório. A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Durante o dia ela pode variar: quando estamos em repouso esta pressão é menor, e quando estamos agitados ou fazendo esforço físico ela aumenta.

O perigo está quando esta pressão mais alta ocorre na maior parte do tempo, o que caracteriza a hipertensão. Quando o sangue é bombeado constantemente sob uma pressão mais alta, isso prejudica os órgãos que são irrigados por ele. Em situações extremas, em aumentos bruscos de pressão, pode haver um colapso do sistema e até mesmo uma morte súbita.

Para melhor compreender como esta doença funciona, separamos alguns mitos e verdades sobre a hipertensão:

Medir a pressão acima de 12/8 é sinal de hipertensão

Depende. O diagnóstico de hipertensão arterial não pode ser emitido por uma simples medição de pressão. Como mencionado anteriormente, a pressão arterial pode variar ao longo do dia, dependendo de diferentes fatores. Um deles, conhecido como “síndrome do avental branco”, é o mero nervosismo causado pela presença do médico. Além disso, alguns cuidados devem ser observados na hora de medir a pressão, como estar sentado e em repouso de 5 a 10 minutos; não ter praticado exercício ou esforço nos últimos 60 a 90 minutos; não ter ingerido bebidas alcoólicas, comida ou ter fumado nos últimos 30 minutos; não estar com a bexiga cheia e nem com as pernas cruzadas. Se os resultados forem elevados, é aconselhado medir novamente dentro de um ou dois minutos.

Sobrepeso influencia na pressão arterial

Verdade. Há uma relação nítida entre o peso e a pressão alta. A obesidade causa alterações no metabolismo que mantêm os vasos mais contraídos. Com esta resistência, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, resultando no aumento da pressão arterial. A perda de peso é a medida não farmacológica mais eficaz no tratamento da hipertensão, além de também melhorar a resposta aos medicamentos anti-hipertensivos.

Sintomas como dor de cabeça e tonturas são sinônimo de hipertensão

Mito. A hipertensão apenas provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando ocorre um aumento abrupto e exagerado. Sintomas como tontura, dor de cabeça, palpitações ou pontos brilhantes que turvam a visão podem estar associados a outros quadros clínicos ou ao aumento súbito de pressão. Para diagnosticar a hipertensão é necessário fazer a medição da pressão arterial.

Pessoas com histórico familiar da doença são mais propensas à hipertensão

Verdade. Se um de seus pais tem hipertensão, a probabilidade de você desenvolver a doença ao longo da vida é de 25%. Quando os dois são hipertensos, as chances são de 60%. Nestes casos se torna ainda mais importante medir a pressão arterial constantemente com orientação médica e investir em um estilo de vida saudável. O fator hereditário está presente em mais de 90% dos casos.

Hipertensão só ocorre em pessoas mais velhas

Mito. A hipertensão pode se manifestar em diferentes fases da vida, inclusive em crianças. A ideia de que ela afeta apenas pessoas mais velhas existe porque a partir dos 50 anos metade da população sofre com pressão alta.

Diminuir o sal da alimentação evita a hipertensão

Mito. O sal é apenas um entre tantos fatores que podem levar à hipertensão. Além disso, é preciso ficar atento ao sódio que existe nos alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, temperos prontos e alimentos congelados. Sem contar que muitos alimentos com sabor doce podem conter níveis elevados do mineral.

A hipertensão tem cura

Depende. Nos casos em que a doença está nos primeiros estágios e principalmente quando se trata de pacientes mais jovens, é possível reverter o quadro da hipertensão. Nas pessoas com sobrepeso, por exemplo, cada quilo perdido ajuda a reduzir a pressão arterial. No entanto, é preciso deixar claro que para as pessoas com hipertensão provocada por fatores hereditários, a doença não tem cura e precisa ser controlada e monitorada com frequência.

É possível controlar a hipertensão

Verdade. Em alguns casos a simples mudança de estilo de vida é suficiente para melhorar a pressão arterial. Isso inclui uma alimentação saudável (com menos sódio e mais potássio), a prática regular de exercícios físicos, redução do peso corporal, parar de fumar, moderar o consumo de álcool e evitar o estresse no dia a dia. Para outros pacientes, no entanto, o uso de medicamentos pode ser aconselhado. Lembrando que tudo isso deve ser feito de acordo com orientações do médico, que irá recomendar o tratamento mais adequado para cada pessoa.

Leia também: Possíveis causas para dores no peito e quando procurar assistência médica