Possíveis causas para dores no peito e quando procurar assistência médica

São diversas as causas para dores no peito e nem todas são motivo de preocupação. Apesar de poder ser um sintoma de problemas graves de saúde, alguns deles inclusive relacionados ao coração, sentir dores nesta região do corpo também pode ter motivações musculares e até mesmo psicológicas. Neste post iremos abordar as causas mais comuns e em quais casos é necessário buscar assistência médica.

Quais são as principais causas para dores no peito

 1. Angina ou infarto

Ambos se originam na falta de irrigação sanguínea do músculo cardíaco. Na maioria dos casos ela é causada pela obstrução de uma artéria, que consequentemente leva ao sofrimento do tecido pela falta de sangue. Esta dificuldade na irrigação sanguínea acaba alterando o funcionamento do coração e provocando dor. Mais especificamente, ela pode ser descrita como uma dor caracterizada por sensação de aperto, pressão, desconforto, ardor ou até mesmo sensação de choque e pode vir acompanhada de outros sintomas como palidez, suor excessivo, falta de ar e queda de pressão.

A diferença entre angina e infarto é que na angina o fluxo sanguíneo está reduzido, mas não o suficiente para causar necrose do músculo cardíaco, o que já ocorre nos casos de infarto.

 2. Embolia pulmonar

Apesar de ocorrer nos pulmões, a embolia ou trombose da artéria pulmonar ou de algum de seus ramos pode se manifestar com dores no peito ao respirar e sensação de falta de ar. Ela ocorre quando um vaso sanguíneo do pulmão fica totalmente obstruído, impedindo que o sangue circule corretamente.

Sintomas que costumam estar associados à embolia pulmonar também envolvem tosse constante, dor no peito ao respirar fundo, comer ou tossir, além de uma sensação repentina de falta de ar, febre baixa, inchaço nas pernas, suor excessivo, palidez, tonturas e batimento cardíaco irregular.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a saúde dos pulmões

3. Pneumonia

Esta doença respiratória pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Além de dores no peito, ela apresenta outros sintomas, como febre, calafrios, tosse com expectoração, falta de ar, prostração, perda de apetite e dores no corpo. Em alguns casos o escarro pode apresentar sangue.

 4. Problemas digestivos

O refluxo gastroesofágico é um dos distúrbios digestivos que pode causar dores e desconforto no peito. Ele ocorre quando a válvula que separa o estômago do esôfago se abre de forma inapropriada, o que faz com que o ácido estomacal chegue ao esôfago, que se machuca por não estar preparado para lidar com esta substância. Um sintoma que pode surgir nestes casos é a sensação de queimação e ardor, uma espécie de cólica na região do peito.

O tratamento do refluxo gastroesofágico envolve o uso de medicamentos e também mudança de hábitos, como reeducação alimentar, redução do consumo de cigarro e de álcool. Apenas nos casos mais graves é necessário realizar uma cirurgia.

5. Dores musculares e articulares

Quando o corpo passa por uma intensidade muito alta de estresse é comum sentir dores. O estresse pode ser tanto físico como psicológico. No caso do estresse físico, ele geralmente ocorre após a prática de exercícios físicos muito intensos, que podem causar inflamações nas articulações entre esterno e costelas e sobrecarga da musculatura peitoral. As dores costumam ser de menor intensidade e pioram com o movimento e na palpação local.

No caso de estresse psicológico, ele também pode causar dores musculares. Caso a pessoa, por fatores estressantes, fique muito tensa por longos períodos, isso também pode acarretar dores, já que os músculos ficaram indevidamente contraídos e não tiveram a possibilidade de relaxar ou alongar.

 6. Ansiedade

Também associada a fatores psicológicos, a ansiedade pode acompanhar uma pessoa de forma contínua e nem sempre manifestando sintomas físicos. Porém, quando ocorrem as crises de ansiedade, frequentemente desencadeadas por algum episódio de muito estresse, um dos sintomas que pode surgir é uma sensação de aperto no peito. Ela pode vir acompanhada de outros sinais, como palpitação, falta de ar, sudorese, náuseas e tremores.

Quando as dores no peito são motivo para ir ao médico

Por poder estar associada a causas das mais variadas gravidades, ainda há muitas dúvidas sobre quando é necessário buscar atendimento médico. Uma dor muscular é uma ameaça menos grave do que um infarto, por exemplo. Por isso, estar atento a estes fatores é crucial para saber se a dor no peito é motivo de preocupação:

– A dor vem acompanhada de falta de ar repentina;

– Trata-se de uma dor recorrente;

– Há dor opressiva no tórax;

– A dor persiste por pelo menos 10 minutos;

– Há aperto ou queimação na região peitoral;

– A dor irradia para o braço esquerdo, dorso, face ou mandíbula;

– Há mal-estar, suor frio e tonturas.

As dores no peito podem ter variados motivos e investigá-los é essencial para garantir mais qualidade de vida. Os exames necessários, bem como a indicação de tratamento, podem variar de acordo com o diagnóstico e a orientação médica.