Setembro Verde: Tudo o que você precisa saber sobre câncer de intestino

A cada hora cinco brasileiros são diagnosticados com câncer de intestino, que já é o segundo mais frequente no país e o terceiro em número de mortes. Preocupada com o número de casos, a Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/ABRAPRECI/SBCP) instituiu o Setembro Verde, dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Apesar dos números significativos, o câncer de intestino pode ser prevenido em 90% dos casos com a adoção de um estilo de vida mais saudável, principalmente no que diz respeito à alimentação. No Brasil a região Sul é a que apresenta os maiores índices da doença, com elevada prevalência de excesso de peso e obesidade, inatividade física, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de carne processada.

Na maioria dos casos, a doença surge como um pólipo que cresce na parede do intestino e que pode se tornar um câncer se não for diagnosticado e retirado a tempo. A seguir, respondemos aos principais questionamentos sobre câncer de intestino:

Quem tem mais chances de desenvolver câncer de intestino?

O grupo de risco para este tipo de câncer envolve pessoas que tenham histórico familiar de pólipos, câncer colorretal ou ginecológico, como de mama, ovário e útero ou que possuam alguma síndrome genético que facilite o desenvolvimento da doença. Em relação ao estilo de vida, os hábitos que podem propiciar um câncer de intestino são o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade e manter uma dieta pobre em fibras, rica em gordura e com grandes quantidades de conservas e aditivos químicos, principalmente de carne processada, como embutidos. A maioria dos casos é diagnosticada em pacientes com mais de 50 anos de idade.

O que é pólipo?

Trata-se de um nódulo, uma lesão na parede interna do intestino. Se não for diagnosticado e retirado, ele pode vir a se tornar um câncer em um processo que leva de 5 a 15 anos. Pólipos do intestino grosso podem ser identificados por meio de colonoscopia.

Quais os principais sintomas do câncer de intestino?

Apesar de ser uma doença silenciosa, que pode não apresentar sintomas por um bom tempo, o câncer de intestino pode se manifestar das seguintes maneiras:
– Sangue nas fezes;
– Mudanças de hábitos intestinais;
– Sensação de evacuação incompleta;
– Cansaço ou fadiga sem outro fator associado;
– Dores abdominais;
– Perda inesperada e repentina de peso.

Quem deve realizar exames e quando eles devem ser feitos?

Exames preventivos de câncer de intestino devem ser realizados em homens e mulheres acima dos 50 anos, além de pessoas com pólipos e seus familiares, parentes de pessoas que desenvolveram câncer colorretal ou ginecológico e pessoas com colite por muito tempo. Pessoas que se enquadram nestes casos não precisam aguardar até os 50 anos para começarem as investigações. Converse com seu médico, que poderá lhe indicar quando os exames são necessários.

Quais exames são realizados na investigação de câncer de intestino?

Exame retal digital: avalia a parte inferior do reto, detectando pólipos e tumores.
Teste do sangue fecal oculto: detecta sangue oculto nas fezes, que pode ser origem em um pequeno pólipo ou câncer (caso positivo, é necessária uma avaliação endoscópica completa do intestino).
Retossigmoidoscopia: exame endoscópico no segmento final do intestino.
Colonoscopia: todo o cólon pode ser visto, os pólipos podem ser removidos e o câncer assintomático detectado.

Como é realizada a colonoscopia?

Este exame completo do intestino grosso exige preparação prévia, que consiste na eliminação completa dos resíduos intestinais através do uso de laxantes específicos. Além disso, é necessário jejum de 12 horas, sendo permitida a ingestão apenas de água até 3h antes do exame.

Também é necessária uma breve consulta com o médico anestesista, em que é assinado o Termo de Consentimento. Este documento é entregue no momento do agendamento do exame e nele constarão informações sobre o exame e serão questionadas informações sobre a saúde do paciente.

Durante a colonoscopia o paciente é sedado para que durma durante o procedimento, acordando apenas após o término, que dura entre 15 e 20 minutos. Após o exame, o paciente permanece em observação por um período e permanecerá sonolento por algumas horas. Por este motivo, a colonoscopia só pode ser realizada em pacientes com acompanhantes.

Como prevenir o câncer de intestino?

– Inclua muitas fibras na alimentação, consumindo alimentos como: frutas frescas, vegetais e cereais integrais;
– Comer cerca de duas xícaras e meia de frutas e verduras todos os dias;
– Reduzir o consumo de gordura, principalmente de origem animal (carne vermelha e queijos);
– Evite o consumo de álcool e cigarro;
– Busque se manter dentro do peso e percentual de gordura adequados para o seu perfil;
– Pessoas com mais de 50 anos devem realizar a colonoscopia preventiva;
– Pessoas com casos de câncer colorretal ou ginecológicos na família ou com histórico de colite devem conversar com o seu médico para verificar a necessidade de exames preventivos antes dos 50 anos.

Quando diagnosticado a tempo, as chances de cura do câncer de intestino chegam a 90%. Cuide-se.

Leia também: Como os alimentos melhoram a imunidade do nosso corpo