Tire suas dúvidas sobre a mamotomia

Mamotomia

A mamotomia, ou biópsia Percutânea Assistida a Vácuo, é um tipo de biópsia ambulatorial, realizada com anestesia local, sem pontos ou necessidade de internação, que tem como objetivo diagnosticar alterações observadas em um exame de imagem das mamas. Este procedimento está disponível na unidade Ecomax Mulher, em Blumenau, com equipe médica e técnica especializada e área de atendimento humanizado com mesa especial, específica, dedicada ao procedimento, trazendo mais conforto à paciente durante o procedimento. 

Ela é indicada se o exame físico e/ou os exames de diagnósticos por imagem mostrarem uma área suspeita na mama. A mamotomia é o procedimento que irá buscar o diagnóstico definitivo, que vai desde lesões benignas até o câncer. Para esta definição é necessária a retirada de uma amostra do tecido suspeito, que então será enviado para análise do médico patologista (estudo anatomopatológico).

Respondemos abaixo às principais dúvidas sobre o procedimento:

O que é e para que serve a mamotomia?

A mamotomia obtém fragmentos de tecido por meio do procedimento que utiliza um conjunto de agulhas de grosso calibre, uma dentro da outra e acopladas a um dispositivo que irá acionar a movimentação das agulhas, assim como o corte, produzindo vácuo. O ultrassom ou a mamografia estereotáxica guiam o posicionamento da agulha e o local exato da biópsia.

Em que casos a mamotomia é indicada?

A mamotomia é solicitada com as seguintes finalidades:

– Diagnóstico de lesões suspeitas (BI-RADS® 4 e 5).

– Lesões provavelmente benignas (BI-RADS® 3) somadas a alguma das situações a seguir: aliviar a ansiedade da paciente, planejamento de gravidez ou cirurgia plástica, alto risco para câncer de mama ou lesões com impossibilidade de seguimento apropriado.

Como é realizado o procedimento?

Usando a ultrassonografia ou a mamografia com sistema digital e computadorizado, o médico localiza a área suspeita, aplica uma anestesia local e faz uma pequena incisão, introduzindo a agulha da mamotomia. Em seguida se inicia a retirada dos fragmentos mamários acionando o sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumental. Isso possibilita a retirada de diversas amostras de tecido com uma única introdução da agulha. Na maioria dos casos, no fim da coleta dos fragmentos é colocado um marcador de titânio no local. Este marcador serve para demonstrar onde foi realizada a biópsia pois é possível que toda a área de interesse seja coletada e também que a lesão “desapareça” após a quimioterapia ou a radioterapia. Ao término da coleta, o médico comprime a área puncionada, diminuindo a chance de sangramento.

Quais são as principais vantagens da mamotomia?

Trata-se de um procedimento que indicará o diagnóstico definitivo e que apresenta as seguintes vantagens:

– Grande quantidade de tecido na amostra, mais que o dobro da core-biopsy.

– Possibilidade de colocação de marcador no momento da biópsia.

– Uma única introdução da agulha, reduzindo o tempo de procedimento e a manipulação de tecidos adjacentes.

– Pequenas lesões podem ser totalmente retiradas.

Saiba mais sobre o procedimento de mamotomia e sobre a Ecomax Mulher clicando aqui.