Tire suas dúvidas sobre Covid-19 e gestação

Por ser um vírus descoberto recentemente, o novo coronavírus ainda é rondado de muitas incertezas, até mesmo na comunidade científica. Conforme a pandemia evolui, novos grupos de risco são identificados e mais cuidados devem ser tomados. Não diferentes são as dúvidas sobre Covid-19 e gestação.

O processo de gerar uma vida provoca uma série de mudanças no corpo da mãe, além de todas as transformações pela qual o bebê passa ao longo de nove meses. Passar por uma gestação durante uma pandemia acaba se tornando um desafio ainda maior, principalmente por causa do medo de contágio e de quais efeitos o vírus poderia ter sobre a mulher e sobre a criança.

Esclarecimentos sobre Covid-19 e gestação de acordo com a OMS

Atenta às peculiaridades da gestação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) separou algumas das principais dúvidas sobre o que se sabe dos impactos da Covid-19 para mamães e bebês e respondeu a todas elas de acordo com as descobertas científicas reunidas até o momento. Confira estes esclarecimentos a seguir:

Gestantes são um grupo de risco para Covid-19?
Ainda há pesquisas em andamento para compreender os impactos da Covid-19 em gestantes. As informações são limitadas, mas até o momento não há evidências de que elas tenham maior risco de desenvolver quadros mais graves da doença – excluindo-se os casos em que as gestantes apresentem outras comorbidades. No entanto, por causa das mudanças pela qual o corpo da gestante passa, bem como de seu sistema imunológico, sabe-se que mulheres grávidas podem ser afetadas por algumas infecções respiratórias. Por isso, importante que as gestantes se protejam contra a Covid-19 e comuniquem possíveis sintomas ao seu médico.

Como as gestantes podem se proteger da Covid-19?
Da mesma forma que outras pessoas devem se proteger de um eventual contato com o vírus:
– Lavando as mãos frequentemente, com água e sabão ou solução de álcool gel 70%;
– Mantendo o distanciamento social e evitando locais com aglomeração;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
– Praticando higiene respiratória: cobrindo boca e nariz com o braço ou um lenço de papel quando tossir ou espirrar e utilizando máscaras sempre que sair de casa.
Se a gestante sentir algum sintoma que possa estar relacionado à Covid-19, é preferível buscar o atendimento remoto antes de se dirigir a um centro de saúde. Gestantes e puérperas devem continuar indo em suas consultas médicas de rotina.

Gestantes devem ser testadas para Covid-19?
Os protocolos de testagem variam de acordo com o lugar onde a gestante vive. No entanto, a recomendação da OMS é de que gestantes com sintomas de Covid-19 tenham atendimento prioritário, pois em casos positivos elas podem precisar de cuidados especiais.

A Covid-19 pode ser passada da mãe para o feto?
Ainda não se sabe se uma gestante infectada com o novo coronavírus pode passá-lo ao bebê enquanto ele estiver no útero ou durante o parto. Até o momento, o vírus em sua forma ativa não foi encontrado em amostras de líquido amniótico ou no leite materno.

Que cuidados devem ser disponibilizados durante a gestação e o parto?
Toas as gestantes, incluindo aquelas confirmadas ou suspeitas de Covid-19, têm direito a serviços de qualidade antes, durante e após o parto. Uma experiência segura e positiva de parto para a gestante inclui:
– Ser tratada com respeito e dignidade;
– Ter um acompanhante escolhido por ela durante o parto;
– Informações claras fornecidas pela equipe da maternidade;
– Estratégias apropriadas para o alívio da dor;
– Mobilidade durante o parto quando for possível e escolha da posição para o parto.
Se houver suspeita ou confirmação de Covid-19, os profissionais de saúde devem tomar todos os cuidados necessários para reduzir riscos de contágio neles próprios, incluindo a higienização apropriada das mãos e uso de equipamentos de proteção pessoal, como luvas, vestimenta protetora, máscara e escudo facial.

Gestantes com suspeita ou confirmação de Covid-19 precisam dar à luz por meio de cesariana?
Não. A OMS recomenda que cesáreas sejam praticadas somente quando houver justificativa médica. O tipo de parto deve ser tratado caso a caso e baseado nas preferências da mulher e das orientações do médico obstetra.

A mãe infectada com Covid-19 pode tocar e segurar o bebê recém-nascido?
Sim. O contato próximo e cedo e a amamentação ajudam a fortalecer o bebê. A mãe deve receber ajuda para:
– Amamentar de forma segura, com boa higiene respiratória;
– Segurar o bebê com toque da pele;
– Usar o mesmo quarto que o recém-nascido.
A gestante deve sempre lavar as mãos antes e depois de tocar no bebê e manter todas as superfícies limpas.

Leia também: A importância do médico obstetra na formação da vida