Tire suas dúvidas sobre dor lombar

Também conhecida por lombalgia, a dor lombar é uma das principais reclamações entre homens e mulheres em diferentes etapas da vida. Ela é caracterizada pela dor na parte inferior da coluna vertebral e pode ser causada por diversos fatores, como má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nas tarefas domésticas e também pela execução errada de exercícios físicos.

Dependendo do tempo de duração, elas podem ser classificadas como agudas, quando ocorrem pontualmente, e crônicas, quando se manifestam de forma contínua. Por acometer um número cada vez maior de pessoas, há muitas dúvidas e desencontro de informações quando o assunto é a dor lombar. Neste post, esclarecemos as principais delas de acordo com o que diz a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Quais são as principais causas da dor lombar?

Elas podem ser bem variadas. De forma geral, pessoas sedentárias e obesas tendem a se queixar de dores nesta região. Porém, até mesmo quem pratica exercícios físicos pode sofrer com dores lombares, principalmente se executar as atividades de forma inadequada, como ao levantar peso, em exercícios de agachamento e até mesmo durante abdominais.

Outras causas relacionadas à lombalgia envolvem o envelhecimento, doenças reumáticas e até mesmo fatores emocionais. No entanto, uma das causas mais comuns ainda está relacionada à má postura: seja ao se deitar, sentar-se no sofá, na cadeira e até mesmo na realização de qualquer atividade do dia a dia.

Como identificar a lombalgia?

Como o nome já diz, sentir dores na parte inferior das costas é o principal sinal. Porém, alguns outros sintomas podem se manifestar, como:

– Dor súbita na região lombar;
– Irradiação ocasional da dor para outras áreas da parte inferior do corpo, como glúteos, coxas e até mesmo joelhos;
– A dor se agrava com a realização de algum movimento, como se sentar, parar, levantar objetos ou se inclinar;
– A dor é aliviada com repouso e calor;
– A pessoa possui histórico de fatores psicológicos e laborais estressantes;
– A pessoa possui histórico de lesão ou de trauma, com ou sem fratura.

Gestantes devem tomar algum cuidado especial?

Em virtude do peso da barriga, muitas gestantes se queixam de dores lombares. Isso é absolutamente normal e na maioria dos casos não apresenta nenhum risco sério para a coluna da mulher. Ainda assim, as dores podem ser evitadas ou atenuadas com o fortalecimento das costas, por meio de atividades físicas orientadas e supervisionadas por profissional capacitado para gestantes.

Caso as crises se tornem muito fortes ou desagradáveis, a gestante deve buscar um profissional especializado, que poderá indicar o melhor tratamento para prevenir e atenuar estas dores.

Como evitar dor lombar e o que fazer quando ela surgir?

Caso a pessoa já tenha dores lombares, o indicado é buscar um médico ortopedista para avaliar a gravidade do problema e indicar o melhor tratamento. Os cuidados que podem evitar ou amenizar os sintomas envolvem a mudança da posição para dormir e em alguns casos até mesmo a troca do colchão, principalmente quando a pessoa sente as dores ao acordar.

Outra medida que ajuda a evitar dores lombares é a execução correta de tarefas simples, como levantar objetos pesados que estão no chão sem apoiar totalmente o peso nas costas, cuidar com o peso de mochilas nas costas e evitar utilizar sapatos de salto alto por muito tempo.

Como melhorar a postura no trabalho?

Por ser tão comum, a dor lombar também se tornou uma causa recorrente de afastamento do trabalho. A má postura em escritórios também está associada a muitos casos de lombalgia, mas alguns cuidados podem ser tomados, como:

– Utilizar cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços;
– Sentar utilizando todo o encosto da cadeira;
– Deixar os pés totalmente encostados no chão;
– Regular a tela do computador para a altura dos olhos, pois assim a cervical ficará em uma posição mais confortável.

Qual a forma de diagnosticar a lombalgia?

Primeiramente, deve-se buscar um médico ortopedista, que fará uma avaliação clínica do paciente para identificar as causas mais prováveis. Dependendo do caso, exames de imagem podem ser solicitados pelo profissional para auxiliar no diagnóstico e na indicação do tratamento. As modalidades de exame de imagem que podem vir a ser solicitados pelo médico são raio-X, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada – todos eles são disponibilizados pela Ecomax.

Leia também: Dor nos ombros: Conheça uma das principais causas e como protegê-los