Tire suas dúvidas sobre LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

A famosa LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ocorre quando há uma agressão ao nosso corpo provocada por esforços contínuos e repetidos, relacionadas ou não ao trabalho, como vibração e postura inadequada. Atualmente costuma-se optar pela nomenclatura DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), justamente por ser frequente esta relação com as atividades profissionais.

Embora muitas pessoas possam se queixar de dores e automaticamente atribuírem à LER, nem sempre o diagnóstico é tão simples. Para melhorar a compreensão acerca destas lesões, respondemos algumas das principais dúvidas sobre LER ou DORT:

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) está sempre relacionada ao trabalho?

Pode estar relacionada ao trabalho, mas também a toda uma rotina de atividades e estilo de vida. Na hora de se fazer o diagnóstico são muitos os fatores levados em consideração e atribuir a causa somente ao trabalho nem sempre é correto. Algumas profissões são mais suscetíveis a estes problemas, como músicos, digitadores ou trabalhadores que lidem com britadeiras, por exemplo. Mas nem sempre o trabalho é a única causa da lesão. Até mesmo porque atletas amadores podem sofrer com LER.

Por que os casos de LER estão se tornando mais comuns?

O uso de computadores no ambiente de trabalho parece ter desencadeado um surto de casos de LER em todo o mundo. Mas é importante observar que, além do trabalho, as pessoas passam cada vez mais tempo em frente à tela, inclusive quando estão em casa. Como um exemplo mais recente, podemos citar o uso desenfreado de smartphones, que faz muitas pessoas passarem horas com a cabeça abaixada olhando para a telinha. A digitação desenfreada (em computadores e celulares), feita de forma rápida e com postura inadequada, é o que pode contribuir para um quadro de LER. Assim como a era industrial provocou problemas de lombalgia, pela má postura de trabalhadores, os smartphones podem causar problemas na cervical, por exemplo.

Quais sintomas podem indicar LER?

Depende muito do quadro de cada pessoa, mas os mais frequentes são: dores nos membros superiores, dificuldades para movimentar os dedos, dor e formigamento. Vale ressaltar que estes sintomas não surgem apenas quando a atividade está sendo desempenhada, mas também nas horas de repouso e até mesmo durante o sono. Se estes sintomas forem frequentes, procure assistência médica.

Como é feito o diagnóstico?

O primeiro passo é a conversa com o médico e o exame em consultório. É essencial que o paciente descreva suas atividades e rotinas para melhorar a compreensão da causa. Para se ter uma ideia da extensão do dano, depois de testes clínicos, alguns exames de imagem como radiografias, ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser solicitados para mostrar a existência da lesão e auxiliar na relação com a causa.

O que é ergonomia e como ela pode ajudar na prevenção?

Trata-se da ciência que estuda aspectos como postura, conforto e a parte mecânica do corpo em relação ao trabalho. Os engenheiros especialistas em ergonomia estudam os biótipos ideais para cada funcionalidade, além dos móveis e objetos mais adequados a cada pessoa e profissão. Além disso, a ergonomia também leva em consideração aspectos como a altura da mesa e do monitor em relação à estatura da pessoa, para que ela não passe muitas horas em uma posição inadequada, prejudicando os mecanismos do seu corpo.

O que mais pode ser feito para evitar a LER?

Levar um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e realização de atividades físicas é um bom começo. Além disso, é importante lembrar que não é normal e nem um pouco saudável passar 8h, 10h somente na frente do computador ou olhando para o smartphone. É crucial que a pessoa que trabalha nestas condições faça pausas, caminhe e faça alguns alongamentos, por exemplo. Evitar situações de estresse e ansiedade também ajuda, pois evita a tensão dos músculos.

De forma prática: faça pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho para andar e se alongar e verifique se os seus objetos, como cadeira, mesa e monitor estão na altura adequada. Mantenha a postura ereta e garanta uma posição confortável para os seus equipamentos, como mouse e teclado.