Tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas

Dor nas Costas

Você já sentiu algum tipo de dor nas costas? Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% das pessoas terão algum episódio de dores nas costas em algum momento da vida. Embora sejam comuns, os motivos para estas dores são bem diversos, o que exige ainda mais atenção para chegar ao diagnóstico correto.

Embora muitas pessoas façam uso de analgésicos a anti-inflamatórios para aliviar a dor, é importante investigar a causa, principalmente quando as crises forem recorrentes. Dores indicam que algo não está certo com o seu organismo e é necessário agir na causa do problema. Confira abaixo algumas alterações que podem ser o motivo das dores:

Contraturas musculares: quando uma pessoa machuca ou sobrecarrega músculos que sustentam a coluna ou estão relacionados a membros adjacentes isso pode causar dores nas costas. Estas lesões musculares podem ocorrer por diversos fatores, como má postura, tensão muscular (causada por estresse, por exemplo), movimentação repetitiva, exercícios físicos executados inadequadamente ou pancadas.

Lesões nas articulações: com o passar do tempo é natural que ocorra algum tipo de desgaste nas articulações do nosso corpo. Pessoas que realizam atividades físicas sem o adequado preparo muscular também estão sujeitas a estes tipos de lesões. Quando este desgaste chega ao ponto de causar uma deformidade no local o processo é conhecido como osteoartrose e também pode provocar dores nas costas.

Degeneração ou deslocamento dos discos da coluna: a coluna vertebral possui discos entre as vértebras que permitem a mobilidade dela e ajudam a amortecer impactos. No entanto, fatores como genética, movimentos repetitivos, má postura, desbalanço de força e envelhecimento podem fazer com que estes discos se degenerem. O desgaste ou deslocamento destes discos também pode causar pinçamento de nervos, provocando dores nas costas.

Fraturas: os ossos da coluna também podem ser motivo de dor nas costas quando estiverem fraturados. As principais causas para a fratura destes ossos são traumatismos, diretos e indiretos, e a osteoporose.

Problemas em órgãos: alguns órgãos também podem causar dores nas costas se não estiverem funcionando perfeitamente. É o caso dos pulmões, rins e até mesmo do pâncreas. Nestes casos, as dores nas costas geralmente não são o único sintoma a indicar que algo não está certo.

Diagnóstico

Por ter uma variedade bem grande de possíveis causas, o diagnóstico de dor nas costas deve ser feito com bastante cautela. Para iniciar a investigação, converse com um médico de confiança, podendo ser clínico geral, ou de alguma área específica como ortopedista, neurocirurgião ou reumatologista.  Nesta conversa é importante fornecer o máximo de informações possível, como o local da dor, de que forma ela se manifesta, em que horário, bem como a associação com outros sintomas. Com estes dados ele poderá indicar a realização de exames complementares para detectar a causa.

Os principais exames de diagnóstico por imagem na investigação de dores nas costas são:

Radiografia: este exame permite visualizar principalmente as vértebras, detectando se existem ou não sinais de artrose, fraturas, lesões ósseas e outros tipos de alteração que possam indicar a causa da dor.

Tomografia computadorizada: mais detalhada do que a radiografia, a tomografia permite analisar a coluna em três dimensões. Com este exame é possível visualizar o canal medular, verificar acometimento de porções específicas das vértebras como facetas articulares, identificar a presença de hérnias de disco, além de examinar uma série de outras possíveis alterações associadas. Geralmente este exame é solicitado em casos especiais que exijam mais esclarecimento ou quando o tratamento não surtiu efeito.

Ressonância magnética: permite visualizar com mais detalhes as estruturas, principalmente as “não ósseas”, é capaz de mostrar com detalhes alterações na medula e raízes nervosas, disco intervertebral, ligamentos, tendões e musculatura adjacentes. Trata-se do exame mais completo para o estudo da coluna vertebral e permite um diagnóstico altamente eficaz de grande parte das causas de dores nas costas.

Se você sofre com dores nas costas converse com o seu médico e, se necessário, conte com a Ecomax para realização dos seus exames de imagem. Dispomos de equipamentos modernos e profissionais especializados para garantir a segurança do seu diagnóstico.