Ultrassom

Ultrassom Geral

O exame de ultrassom, também conhecido por ultrassonografia ou ecografia, é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

Normalmente é um exame bastante tranquilo e indolor, dispensando inclusive injeções de contraste. É feito por ondas sonoras emitidas pelo aparelho que formam as imagens a serem avaliadas. Como acontece em tempo real, é possível ver o movimento dos órgãos e mesmo do bebê em casos de gravidez. O ultrassom também pode contribuir para diagnósticos e orientar intervenções como biópsias, infiltrações musculares ou articulares.

Pode contribuir com funções adicionais, como o Doppler, para avaliar a circulação do sangue. Suas aplicações 3D e 4D permitem construir imagens tridimensionais coloridas das estruturas dos bebês antes do nascimento. Em algumas unidades, a Ecomax conta com a gravação personalizada em pen-drive com enfoque em exames gestacionais.

Ultrassom Doppler

O Doppler é uma função especial dos estudos de ultrassonografia que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, em especial, do fluxo sanguíneo. Na prática médica, algumas de suas aplicações clínicas são:

→ Detecção e caracterização de vasos no interior de lesões (por exemplo, no interior de nódulos de tireoide, nódulos mamários, cistos de ovário, miomas uterinos, pólipos endometriais, nódulos hepáticos, dentre outros);

→ Avaliação da quantidade e padrão de vascularização presente no interior de órgãos (por exemplo, no interior da tireoide, de linfonodos, de glândulas salivares, entre outros);

→ Avaliação da integridade do sistema arterial (presença de placas ou processos obstrutivos em carótidas e vertebrais, artérias renais, aorta abdominal e artérias ilíacas, artérias em membros superiores e inferiores);

→ Avaliação da integridade do sistema venoso (sinais de trombose em membros, varizes);

→ Avaliação da integridade de rim transplantado ou de fístula arteriovenosa para hemodiálise;

→ Avaliação de bem-estar fetal ou fatores de risco para Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG ou pré-eclâmpsia).

Preparos prévios variam de acordo com o exame de ultrassom solicitado pelo seu médico.

Mapeamento de
Endometriose

Para o mapeamento de endometriose, são realizados exames de ultrassom transvaginal na região pélvica, na parede abdominal e no aparelho urinário, assim como a avaliação do fluxo ovariano por meio do Doppler (ondas sonoras captadas e transformadas em imagens).

Após o agendamento, o paciente recebe um arquivo com os preparos prévios que iniciam no dia anterior ao exame.

Procedimentos Guiados
Agulhamento / marcação pré-cirúrgica

O agulhamento de mama é simplesmente uma marcação pré-operatória de uma determinada lesão suspeita e que não é palpável, para que o mastologista realize a biópsia cirúrgica com a garantia de que vai encontrar e retirar a lesão. O objetivo é colocar um marcador (fio metálico) no interior ou o mais próximo possível da lesão a ser operada. O agulhamento de mama pode ser feito através do ultrassom ou da mamografia.

Procedimentos Guiados
Biópsia/PAAF/Punção Guiada por Exames de Imagem

A biópsia percutânea ou punção é realizada por um médico radiologista que introduz uma agulha comprida, que ultrapassa a pele e atinge o órgão ou tecido que se deseja estudar. A pequena quantidade de tecido retirada é enviada a um laboratório de patologia, que analisará e concluirá sobre tipos de doenças como inflamações e câncer.

É realizada sob anestesia local e de maneira guiada, ou seja, com o auxílio de um método de imagem, como por exemplo o ultrassom e a tomografia na grande maioria das vezes. Isso traz ao procedimento mais precisão e segurança, já que o médico visualiza exatamente o local onde está entrando com a agulha.

Para este procedimento podem ser necessários preparos específicos, que geralmente incluem jejum e a necessidade de suspensão de medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, sob autorização do médico do paciente.