Mamografia
Digital

A mamografia é um exame de imagem que utiliza um sistema de raios X de baixa dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das principais doenças mamárias, sendo a principal delas o câncer.

Um avanço recente na mamografia tradicional inclui a mamografia digital. Na mamografia digital, disponibilizada em nossas unidades, o detector de raios X transforma a radiação incidente em imagem digital, com mais resolução e clareza de detalhes. O exame é realizado pelo técnico ou tecnólogo em radiologia e as imagens são analisadas posteriormente por um médico radiologista.

Como é realizado o exame de mamografia

Durante a mamografia, uma técnica especialmente qualificada posicionará as mamas em uma plataforma especial e estas serão comprimidas gradualmente por uma placa transparente.

A compressão é necessária para:

→ Igualar a espessura da mama para que todo o tecido possa ser visualizado;
→ Espalhar o tecido mamário para que pequenas anormalidades não sejam obscurecidas por tecido sobrejacente;
→ Permitir o uso de uma dose mais baixa de raios X, já que uma camada mais fina de tecido mamário está sendo radiografada;
→ Conter a mama, no intuito de eliminar falhas na imagem causadas pelo movimento;
→ Produzir imagens com maior nitidez.

Durante a exposição dos raios x, a técnica ficará protegida por um dispositivo especial de vidro. Para que se obtenha um exame completo são necessárias mudanças de posição entre as imagens, que permitem a avaliação de toda a mama.

Para mamas com implante (próteses), são realizadas incidências adicionais da região mais anterior da mama, com um pequeno deslocamento posterior do implante.

O exame só será concluído após a verificação da qualidade das imagens pela técnica que está executando o procedimento.

A mamografia não requer preparos pré-exame, porém, é importante informar durante o agendamento a presença de silicone/implante mamário.

Mamotomia

O procedimento de mamotomia por estereotaxia é uma biópsia com agulha grossa assistida a vácuo. É realizada em uma mesa dedicada à estereotaxia, onde a paciente permanece deitada durante o exame, oferecendo maior conforto e precisão no procedimento. O exame utiliza anestesia local, segura e indolor, visando a colher fragmentos para estudo anatomopatológico.

Tomossíntese

O novo aliado no combate ao Câncer de Mama. O aparelho possui imagens excepcionalmente nítidas, transição perfeita entre os modos de imagem 2D/3D, ferramentas de usuário sofisticadas que simplificam a operação em diferentes aplicações clínicas, permitindo uma melhor avaliação das áreas de sobreposição do tecido mamário.