TIRE SUAS DÚVIDAS
SOBRE EXAMES DE IMAGEM

Tem dúvidas sobre exames de imagem? A Ecomax responde às perguntas mais frequentes dos pacientes:

Sim. Para a realização de todos os tipos de exame na Ecomax é necessário apresentar a solicitação médica.

Ligue para nossa central de agendamento através dos contatos abaixo, agende via WhatsApp ou pelo site através do chat (Elisa).

WhatsApp: (47) 3331-4826

Blumenau e região: (47) 3331-4844

Brusque e região: (47) 3251-9900

Florianópolis e região: (48) 3027-5150

Não, a Ecomax é especializada em diagnóstico por imagem. Em todas as unidades são realizados exames e procedimentos que já tenham sido solicitados pelo médico do paciente.

Ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, ultrassom, densitometria óssea, biópsias e raio-X.

Em todas as suas unidades a Ecomax atende por uma ampla lista de convênios. Para saber quais convênios atendidos, clique aqui e selecione a cidade onde deseja realizar o exame.

Valores e formas de pagamento são informados somente por meio da Central de Atendimento:

WhatsApp: (47) 3331-4826

Blumenau e região: (47) 3331-4844

Brusque e região: (47) 3251-9900

Florianópolis e região: (48) 3027-5150

Após a realização de um exame na Ecomax você receberá um cartão com os seus dados de login e senha. Veja como acessar os resultados e compartilhá-los com o seu médico:

  1. Acesse ecomax-cdi.com.br e clique em “Portal do Paciente”.

  2. Insira o login e a senha que estão no cartão.

  3. Na sua página inicial você encontrará a lista dos exames realizados recentemente na Ecomax. Também é possível visualizar a data do exame, médico responsável, o médico que solicitou o exame e o tipo de exame realizado.

  4. Para visualizar o laudo médico clique no ícone de envelope.

  5. Para fazer download do laudo, clique no botão “salvar exame”.

  6. Para visualizar as imagens produzidas no exame, clique no botão de imagem.

  7. Para compartilhar seu exame com seu médico, clique em “Compartilhar exame”, preencha o campo com o e-mail do médico com o qual você deseja compartilhar o seu exame. Defina as opções de partilha, clique em “Próximo”, deixe uma mensagem para o seu médico e clique em “Partilhar”.

Entre em contato com nossa equipe para providenciarmos um novo login e senha.

Você pode conferir as recomendações de preparo no site na página do exame que você irá realizar. Além disso, mais informações sobre jejum e orientações serão passadas no momento do agendamento.

Cada exame tem uma recomendação diferente. No momento do agendamento serão passadas orientações quanto a jejum e com quanto tempo de antecedência é necessário chegar na Ecomax, por exemplo. Nos exames em que é necessário fazer jejum, tome seus medicamentos normalmente com uma pequena quantidade de água. Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa equipe.

Se o seu exame foi agendado pelo WhatsApp ou pelo chat no site (Elisa), a orientação da unidade foi enviada e está no histórico da conversa no WhatsApp.

Se você marcou o seu exame de forma presencial, você recebeu as informações por escrito.

Se você agendou por telefone e não lembra/sabe em qual unidade é o seu exame, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Dependendo do exame, algumas pessoas não podem realizá-lo. Confira abaixo quais são:

Ressonância magnética: não podem realizar o exame pessoas com marca-passo; com algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral, implante coclear e neuroestimuladores; com projétil de arma de fogo ou outros fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo; que tenham elevado grau de insuficiência renal, quando houver contraste.

Tomografia computadorizada: caso o exame precise de contraste, é importante que o paciente informe se possui alguma alergia a iodo ou a frutos do mar. Atualmente os contrastes não iônicos utilizados nas unidades da Ecomax têm baixíssimo potencial alérgico.

De 20 a 40 minutos, dependendo da área examinada.

Sim. Por ser um exame demorado, realizado em um aparelho em forma de túnel (porém aberto nas extremidades) e o equipamento produzir ruído, algumas pessoas podem sentir desconforto durante uma ressonância magnética. Na Ecomax buscamos promover o máximo de conforto e tranquilidade e o paciente é monitorado durante todo o exame. Haverá contato visual e auditivo através de um aparelho de comunicação interna e o paciente também tem uma campainha à mão, que ele pode acionar sempre que sentir necessidade. Para este exame também é permitido que o paciente leve um acompanhante para se sentir mais à vontade.

Pacientes menores de idade devem sempre estar acompanhados de um responsável maior de idade. Também é necessário ir acompanhado quando for realizado algum procedimento na clínica, como biópsias, punção, artroRM e exames com anestesia. Pacientes que se sintam desconfortáveis para o exame de ressonância magnética também podem levar acompanhante, inclusive durante a realização do exame.

Para solicitação de segunda via de laudos, envie um e-mail para: resultado.exames@ecomax-cdi.com.br

Qualquer pessoa portadora do protocolo de retirada pode retirar o exame em uma de nossas unidades. Caso o protocolo de retirada não esteja em mãos, apenas o próprio paciente com o documento em mãos pode retirar.

Sim, pode ser solicitado no momento da marcação. Consulte a unidade mais próxima para você e a disponibilidade para o exame a ser realizado.

Os exames de ressonância magnética e ultrassom não utilizam radiação. Os demais exames como radiografia, tomografia computadorizada, mamografia e densitometria óssea utilizam radiação. Lembramos que a Ecomax prioriza equipamentos de ponta, que utilizam radiação controlada, individualizada e em baixas doses.

O uso do protetor de tireoide em exames de mamografia não é recomendado, devendo ser utilizado apenas nos casos em que a paciente o solicite. Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), na mamografia moderna há uma exposição insignificante para outros locais sensíveis à radiação que não sejam a mama. Inclusive, ele pode atrapalhar o exame, pois se não for bem colocado na paciente pode ser a causa de repetição nos casos em que a sua imagem se sobrepõe à imagem da mama.

Nas recepções de cada unidade Ecomax você pode enviar sua sugestão, elogio ou crítica. Você também pode enviar sua opinião via site, através do formulário de contato ou da nossa pesquisa de satisfação.

Entre em contato imediatamente com a nossa equipe para que um profissional da enfermagem ou médico possa lhe orientar adequadamente.

• Intensificamos a limpeza e a higienização em todas as unidades, principalmente nas recepções e nos equipamentos de realização de exames;

• Incentivamos a higienização das mãos e disponibilizamos álcool em gel;

• O uso de máscara é obrigatório em todas as nossas unidades e as disponibilizamos caso o paciente precise;

• Realizamos a triagem de pacientes na confirmação de exames, questionando sobre a presença de sintomas que se relacionem com o novo coronavírus (SARS-CoV-2);

• Sugerimos a restrição de acompanhantes na realização de exames;

• Orientamos todos os nossos profissionais a lavarem e higienizarem as mãos antes e depois de cada atendimento;

• Os exames de tomografia computadorizada e demais procedimentos indicados para pessoas com suspeita de covid-19 são atendidos em áreas isoladas, sem contato com demais pacientes.

O exame de mamografia pode ser realizado com segurança. O aconselhado é que a paciente informe ao médico solicitante e ao radiologista sobre a sua situação vacinal e em qual membro realizou a vacina, para a interpretação correta dos resultados. Dados de estudos científicos demonstraram que algumas vacinas utilizadas contra a covid-19 podem causar como reação aumento dos linfonodos axilares. Durante a mamografia, a axila e estes linfonodos são examinados, podendo gerar um fator de confusão ao médico que analisa o exame e desconhece o fato da vacinação recente, já que outras doenças como câncer de mama também podem levar ao aumento dos linfonodos.