Exames de imagem e amamentação: existem restrições?

A chegada de um bebê na família altera as prioridades de todas as mães e pais, que passam a se preocupar ainda mais com questões de saúde e segurança. E quando falamos sobre exames de imagem e amamentação, é comum que muitas dúvidas venham à tona.

Uma criança recém-chegada abre um leque de descobertas, dúvidas e receios nos novos pais, especialmente de primeira viagem, portanto, é comum que, principalmente as mamães que ainda estão em período de amamentação busquem saber quais são os riscos que envolvem passar por certos procedimentos e exames.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar a importância do aleitamento materno como parte da alimentação infantil. As pesquisas na área apontam que o leite materno provê à criança tudo o que é necessário para sua saúde até os 6 meses de vida, pois além de nutrientes, também age na imunidade do bebê, aumentando suas defesas naturais. A recomendação é que a amamentação continue até os 2 anos de vida ou mais, conforme indicado para cada caso pelo pediatra que acompanha a criança.

Os cuidados com o bebê através do aleitamento materno não significam ter que abrir mão dos cuidados com a saúde da própria mulher, por isso, esclarecemos neste artigo quais são as restrições – e se de fato existem – para a realização de exames de imagem ao longo do período de amamentação.

Continue lendo e saiba mais!

Indicações sobre exames de imagem e amamentação, confira!

As grandes dúvidas a respeito de exames de imagem e amamentação têm a ver com o uso de substâncias como contrastes e a incidência de radiação, utilizadas em certos procedimentos para melhorar a obtenção das imagens, evitando a repetição do exame e uma nova e desnecessária exposição.

A boa notícia é que a maioria dos exames pode ser feito durante o período de aleitamento materno, sem qualquer problema. Como sempre, existem exceções e certos cuidados a serem tomados para resguardar a saúde do bebê e tranquilizar as mamães que necessitem passar por exames de imagem.

Confira abaixo quais são as indicações para exames de imagem e amamentação.

1. Exames com uso de contraste

O contraste é uma substância utilizada em alguns exames a fim de deixar a imagem mais nítida e, como o próprio nome já diz, diferenciar certos tecidos de outros. O contraste iodado é usualmente utilizado em tomografia computadorizada, enquanto o contraste gadolínio é usado em ressonâncias magnéticas. Estudos mostram que ambos os contrastes são eliminados pelo próprio corpo em cerca de 24 horas. Neste período, a absorção do contraste é extremamente baixa, sendo que menos de 1% da substância é liberada no leite materno e apenas 0,01% é absorvida pelo bebê.

Com uma ingestão mínima, não existem efeitos adversos nos bebês e os exames podem ser realizados sem consequências. Entretanto, a vontade da mãe deve ser respeitada, portanto, é essencial que ela consulte o médico solicitante a respeito de suas dúvidas, se assim preferir.

2. Radiografia e tomografia computadorizada

O raio-X e a tomografia computadorizada utilizam doses de radiação para a obtenção das imagens necessárias ao diagnóstico. Esta radiação pode apenas eliminar algumas células presentes no leite materno, não existe risco de ser passada para o bebê através da amamentação.

4. Ressonância magnética e ultrassom

Outra dúvida recorrente entre as mães sobre exames de imagem e amamentação, é a realização da ressonância magnética e do ultrassom. Estes exames não utilizam a radiação, por isso, também são seguros para mulheres e bebês em período de aleitamento materno.

5. Mamografia

Um dos grandes dilemas das mamães é sobre a mamografia. Na realidade, mulheres que estão amamentando não têm indicação de realizar a mamografia preventiva, já que nessa circunstância a mama passa por alterações e fica mais sensível. No entanto, caso a mulher suspeite de nódulo ou outras anormalidades no órgão, continua sendo fundamental que procure seu médico para obter o aval para a realização do exame, que utiliza baixas doses de radiação. A mamografia não afeta o leite materno nem a mama, sendo seguro para a saúde da criança.

Na Ecomax, nos preocupamos com a segurança de todos os nossos pacientes, afastando qualquer risco à saúde, tanto da mamãe quanto do bebê. Por isso, oferecemos exames seguros e uma equipe preparada para todos os cenários.

Agende seus exames e mantenha seus cuidados e bem-estar em todas as fases da vida!

Leia também: Segurança em exames de imagem.