Esclareça as principais dúvidas sobre apendicite

Muitas pessoas desconhecem a função do apêndice, inclusive afirmando que ele só serviria “para inflamar”, ou seja, para causar a apendicite. Mas é claro que isto não é verdade: o apêndice é um órgão que tem, sim, suas funções dentro do corpo, fazendo parte do sistema digestivo, localizando-se no início do intestino grosso.

Continue lendo este artigo para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre esta doença, como:

– O que é o apêndice e o que causa a inflamação no órgão?

– Quais são os sintomas da doença e como diagnosticá-la?

– Qual é o tratamento recomendado para apendicite?

– Existe prevenção contra a apendicite?

O que é o apêndice e o que causa a inflamação no órgão?

O apêndice é análogo a uma bolsa, medindo aproximadamente 10 cm, posicionando-se entre o intestino delgado e o grosso, no lado direito do abdômen.

A função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Além disso, o órgão também possui células que produzem anticorpos e ajudam nas defesas naturais do organismo. No entanto, pode ser dispensável, sendo perfeitamente possível viver sem ele, isso porque a sua função era muito útil ao corpo humano milênios atrás. O estoque de bactérias boas do apêndice ajudava as pessoas a recuperarem a flora intestinal após casos graves de diarreia, por exemplo. Hoje em dia, graças a diversas adaptações dos nossos sistemas internos, conseguimos suprir estas faltas de outras formas.

Mesmo assim, em alguns indivíduos o órgão acaba passando por um processo inflamatório, gerando vários incômodos. Geralmente, a apendicite é causada por alguma obstrução do órgão por conta de infecções bacterianas ou virais, parasitas, tumores e até restos fecais que permanecem no intestino.

Quais são os sintomas da doença e como diagnosticá-la?

É importante reconhecer os sinais anormais do corpo para que, o quanto antes, possa se buscar auxílio médico, pois o quadro de inflamação evolui rápido. A apendicite não tratada pode causar complicações, inclusive sendo fatal em casos graves, por isso, requer bastante atenção. Os sintomas da doença incluem:

– Falta de apetite;

– Dores na barriga, mais especificamente do lado direito do abdômen e na altura do umbigo, se intensificando com o passar do tempo;

– Febre;

– Náuseas;

– Redução da ação digestiva, podendo causar flatulências, indigestão, diarreia ou constipação.

O diagnóstico de apendicite pode ser confirmado pelo médico levando em consideração o relato dos sintomas do paciente, o teste de toque no abdômen, exames de sangue e urina e exames de imagem, como o ultrassom ou a tomografia computadorizada.

Qual é o tratamento recomendado para apendicite?

Após a confirmação da apendicite, o tratamento é exclusivamente cirúrgico, com a remoção do apêndice inflamado. A cirurgia deve ser realizada o quanto antes a fim de evitar agravamentos, como a perfuração do órgão. a inflamação da cavidade abdominal e quadros de sepse (infecção generalizada), episódios que colocam em risco a vida do paciente.

A recuperação costuma ocorrer com tranquilidade, gerando apenas um pequeno corte que costumam não ficar evidentes, sendo necessário que o paciente evite esforços físicos durante cerca de 15 dias.  

Existe prevenção contra a apendicite?

Mesmo que não exista formas de prevenção 100% eficazes contra a apendicite, é possível melhorar a saúde intestinal através de melhores hábitos alimentares, por exemplo. Incluir na dieta frutas, verduras e grãos ajuda a reduzir o tempo de trânsito intestinal das fezes, evitando que obstruam o apêndice e causem inflamações.

A maioria dos casos de apendicite ocorre entre os 20 e 30 anos, no entanto, não é uma regra, podendo acometer também crianças, idosos e pessoas fora dessa faixa etária. É essencial procurar orientação médica assim que os sintomas começarem.

Você pode contar com os exames de imagem da Ecomax para diagnosticar a apendicite. Nossos profissionais preparados e equipamentos modernos oferecem diagnósticos precisos e confiáveis, ideais para dar agilidade ao tratamento de inflamações graves.

Consulte seu médico e agende seus exames em uma de nossas Unidades! Leia também: Ecomax investe em tecnologia para exames mais precisos e confortáveis.