A importância dos exames de rotina para crianças

É muito comum ouvirmos ou lermos a respeito da importância de cuidados com a saúde para adultos, no entanto, é preciso ressaltar que avaliações e exames de rotina para crianças também são fundamentais para um bom desenvolvimento e detecção precoce de doenças.

A saúde dos pequenos deve ser prioridade desde o conhecimento da gravidez através dos exames pré-natais, que incluem ultrassonografias e exames laboratoriais, como de sangue e de urina, capazes de detectar patologias fetais ou maternas desde o primeiro momento.

Os recém-nascidos, até completarem 6 meses de vida, devem visitar o médico pediatra mensalmente, espaçando as consultas dos 6 aos 12 meses para visitas bimensais. As crianças entre 1 e 2 anos, devem receber acompanhamento trimestral, enquanto dos 2 aos 5 anos, semestralmente.

Durante a avaliação clínica, os médicos especializados em cuidado infantil podem solicitar exames amplos ou específicos, a fim de averiguar a saúde da criança ou a suspeita de patologias específicas.

As organizações de saúde recomendam exames de rotina para crianças e adolescentes, mesmo em condições aparentemente saudáveis, contudo feitos apenas sob orientação médica, a fim de evitar procedimentos invasivos ou que os exponham a condições desnecessárias.

Confira alguns dos exames de imagem solicitados com mais frequência: 

Quais exames de rotina para crianças são recomendáveis?

Muitos pais e mães têm receio de expor seus filhos a exames laboratoriais ou de imagem, principalmente quando não apresentam sintomas de doenças. No entanto, exames de rotina para crianças auxiliam a detectar sinais anormais em seus organismos, causando fragilidades e agravamentos, caso não sejam tratados a tempo ou de maneira ideal.

Confira alguns dos exames de imagem solicitados com mais frequência:

1. Raio-X para avaliação da idade óssea

Geralmente indicado para pequenos com altura ou peso fora dos valores padrões de referência para a idade. A partir da radiografia da mão e do punho é possível verificar condições adversas de crescimento e indicar um tratamento adequado.

2. Ultrassom

É um exame simples e não invasivo que pode ser utilizado para diversos diagnósticos. Desde o pré-natal, este exame é capaz de avaliar órgãos internos, como cérebro, fígado, rins, coração entre outras partes vitais do corpo. Nos bebês recém-nascidos pode contribuir para diagnósticos de doenças na região dos quadris, rins e avaliação de refluxo.

O ultrassom é imprescindível na suspeita de doenças congênitas e malformações em locais como parede abdominal (hérnias) e doenças do coração. Já em queixas comuns como dor abdominal em crianças, descarta importantes diagnósticos como apendicite.

Mantenha as visitas ao seu médico regularmente, realizando seus exames de imagem em instituições que ofereçam toda a segurança e qualidade, como a Ecomax. Nas Unidades Ecomax você encontra tecnologia, atendimento especial e todo o cuidado necessário para acompanhar todas as suas fases. Agende seus exames conosco!

Leia também: Fraturas em crianças requerem cuidados especiais?