Conheça os efeitos do calor extremo no nosso organismo

Ondas de calor extremo vêm tomando conta de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, um país tropical já acostumado com o calor intenso que atinge a maior parte de suas regiões. No entanto, o aquecimento global e outros fenômenos climáticos tendem a tornar o calor ainda mais intenso, trazendo diversos efeitos para a saúde e bem-estar das pessoas.

Tudo isto, sem a devida cautela e adoção de hábitos simples de proteção, pode causar mudanças no organismo que trazem grandes riscos ao funcionamento ideal do corpo, especialmente para quem apresenta condição de saúde mais fragilizada, crianças e idosos.

O corpo humano e os efeitos do calor excessivo

É importante saber que a temperatura interna do nosso corpo gira em torno dos 36 graus. Acima desta média, o organismo é exposto a algo denominado estresse térmico, que desencadeia várias reações para tentar adaptar-se às condições de calor, regulando a temperatura interna e resfriando o corpo.

Alguns dos efeitos do calor podem incluir:

1. Desidratação

Eliminar o calor através do suor é uma das primeiras reações do corpo na tentativa de equilibrar a temperatura, no entanto, o excesso de suor sem a apropriada reposição de líquidos no corpo pode ocasionar quadros graves de desidratação. Isto pode levar à diminuição do volume sanguíneo, tornando o sangue mais espesso e, consequentemente, afetando a pressão arterial e aumentando riscos de desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

2. Problemas cardiovasculares

O aumento da temperatura corporal adiciona uma carga extra ao coração, fazendo com que bombeie o sangue mais rápido na tentativa de dissipar o calor. Com isso, pessoas com problemas cardíacos, como hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca, por exemplo, ficam mais suscetíveis a complicações. Os efeitos do calor podem causar ataques cardíacos e arritmias, portanto, é necessário hidratar-se, evitar ficar sob o sol diretamente e procurar ambientes bem ventilados ou com ar-condicionado.

3. Insolação

Os efeitos do calor, principalmente quando há a exposição ao sol, podem incluir a insolação, provocada pelo aumento da temperatura no corpo e que causa vermelhidão e secura na pele, dor de cabeça, náuseas, confusão mental e desmaios. Este quadro requer atenção imediata pois é bastante perigosa, podendo agravar-se e levar à morte. Abrigar-se em sombras, manter a ingestão de líquidos e resfriar o corpo são as medidas indicadas para evitar a insolação.

4. Problemas respiratórios

O ar seco também pode ser arriscado para a saúde, pois agregado à poluição frequente dos grandes centros urbanos, resseca as mucosas do nariz e da boca, causando sangramentos nasais, dificuldades na respiração, crises respiratórias e tosses. É fundamental procurar locais com umidade do ar adequada, utilizar umidificador de ambientes e soro fisiológico quando estiver diante de tempo quente e seco, prevenindo doenças respiratórias.

Proteja-se dos efeitos do calor com simples cuidados

Muitas pesquisas apontam que os efeitos do calor estão cada vez mais ligados a mortes por doenças cardiovasculares e respiratórias, principalmente entre idosos e crianças. Por isso, saber lidar com o estresse térmico causado pelas altas temperaturas é crucial para manter o bem-estar. As principais indicações para proteger-se são:

– Ingerir muitos líquidos, como água e isotônicos;

– Bebidas alcoólicas refrescam, mas não devem ser substitutas da água na hidratação;

– Mantenha uma dieta leve, agregando elementos frios, como vegetais;

– Deixe as janelas abertas para manter a casa fresca e arejada;

– Tome banhos mais frios para amenizar o calor;

– Evite aglomerações e ambientes abafados;

– Saia sob o sol apenas protegido com chapéu, óculos escuros, protetor solar e peças de roupa leves;

– Utilize soro fisiológico nos olhos e narinas naqueles dias mais secos;

– Não pratique atividade física em períodos de grande incidência de raios UV, como das 10h às 16h.

Especialmente neste verão, cuide-se para curtir a estação com a família e os amigos com toda a proteção! A Ecomax está sempre disposta a atendê-lo, acompanhando sua saúde, faça frio ou calor. Agende seus exames conosco! Leia também: Como meio ambiente e saúde estão conectados?