Trombose em mulheres: o que explica essa relação?

No Brasil, a trombose atinge cerca de 180 mil pessoas por ano, onde, dessas, a prevalência está no grupo do sexo feminino. É bom ressaltar que a trombose em mulheres é bastante frequente, mas não é uma doença exclusiva do gênero feminino. A doença acontece quando coágulos, denominados trombos, se desenvolvem nos vasos sanguíneos, obstruindo a circulação do sangue e acarretando diversos problemas que podem ser preocupantes.

Um dos tipos mais comuns é a trombose venosa que, geralmente, acomete os membros inferiores. Uma complicação grave da doença está na evolução do quadro para uma embolia pulmonar, onde o coágulo se desprende e se desloca em direção ao pulmão, podendo ser fatal.

Por que a trombose em mulheres é mais provável?

A maior incidência de trombose em mulheres é na faixa etária que vai dos 20 aos 45 anos. Isso se deve, primordialmente, devido à gestação, ao puerpério e ao uso de anticoncepcionais orais, fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, existem condições genéticas específicas que favorecem o desenvolvimento da doença.

Outros fatores que podem aumentar significativamente o risco de trombose em mulheres estão relacionados com histórico de câncer, imobilização prolongada do paciente, doenças inflamatórias, pós-operatório, obesidade e tabagismo.

Como diagnosticar a trombose em mulheres?

Os sintomas de trombose em mulheres geralmente aparecem com mais força quando a doença se encontra já extensa, provocando dores no membro afetado (normalmente, a perna), inchaço na região, endurecimento/emplacamento da panturrilha, calor local, alteração da coloração da pele e surgimento de veias que ficam mais aparentes.

O diagnóstico da trombose em mulheres pode ser realizado através de exame clínico com auxílio de exames laboratoriais  ( D- dímero) e de imagem como o  ultrassom vascular Doppler, disponível na Ecomax. Outros exames, como angiotomografia e  angiorressonância etambém podem ser solicitados.

Tratando a trombose em mulheres

Uma vez confirmada, a trombose em mulheres deve ser tratada com o uso de medicamentos anticoagulantes que limitam o alcance da doença, prevenindo complicações e recorrências.

Além disso, para casos pontuais e específicos, também pode ser indicada a cirurgia para remoção dos coágulos, implantando um dispositivo nos vasos sanguíneos do paciente, impedindo o deslocamento do trombo e possíveis agravamentos.

As meias de compressão são importantes e de uso simples, aliviando os sintomas desconfortáveis da trombose e até mesmo prevenindo a doença em determinadas situações. Outra prática relevante é o fortalecimento da musculatura da perna como um todo e, em especial, das panturrilhas, pois auxilia na circulação do sangue.

O sistema vascular é protegido quando o peso corporal está controlado, evitando o sedentarismo e os maus hábitos de alimentação e de vida. Dessa forma, é possível combater inúmeras doenças, inclusive a trombose em mulheres.

Você pode contar com a Ecomax para a realização do seu exame de ultrassom Doppler, a fim de averiguar o estado de seus vasos sanguíneos. A trombose em mulheres e em homens pode ser grave, por isso, ao sinal de qualquer sintoma, procure atendimento de um especialista e toda a nossa tecnologia e cuidado! Agende seus exames conosco!

Leia também: Além do câncer de mama: cuidados com a saúde da mulher.