Como diagnosticar doenças nos ossos?

As doenças nos ossos geralmente aparecem com o envelhecimento normal do corpo, podendo fragilizar os nossos mais de 200 ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.

A estrutura óssea, que serve para dar sustentação ao corpo, pode ser acometida por condições degenerativas, falhas de metabolismo, falta de nutrientes, maus hábitos adotados no cotidiano e desgastes naturais. Dependendo do caso, as doenças ósseas podem causar fortes dores, falta de mobilidade e, inclusive, morte precoce.

Continue lendo nosso artigo para descobrir quais são as doenças nos ossos mais comuns, como detectá-las e o que pode ser feito para evitá-las.

Quais são as doenças nos ossos mais frequentes?

Certamente você já deve ter ouvido falar de pelo menos alguma destas doenças nos ossos, pois elas são mais comuns do que se pode imaginar. Tomando como exemplo a osteoporose, apenas no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas convivem com a condição.

Acompanhe abaixo quais são algumas das principais doenças nos ossos:

1. Artrite

Esta é uma doença que gera inflamação das articulações. Muito frequente no público feminino acima dos 50 anos, especialmente quando há histórico familiar. Quando não é propriamente tratada, a artrite pode causar danos irreversíveis às articulações acometidas, provocando limitações de movimentos e deformidades. Inchaço, rigidez e dores são os sintomas mais comuns, geralmente impactando mãos, punhos, pés e, posteriormente, ombros, tornozelos e quadris.

2. Artrose

Também conhecida como osteoartrose, esta condição é uma doença crônica que também afeta as articulações. A artrose é um efeito do envelhecimento natural dos indivíduos, sendo que aproximadamente 80 a 90% das pessoas de ambos os sexos com mais de 40 anos, acabam sendo atingidas. Os sinais da artrose incluem dores ao se movimentar, perda da flexibilidade, inchaço e estalos nas articulações.

3. Câncer nos ossos

O desenvolvimento de células anormais no tecido ósseo causa esta condição, sendo o osteossarcoma, um tumor ósseo primário, o mais frequente. Além disso, o câncer pode chegar até os ossos com a metástase de câncer em outras partes do corpo.

4. Osteoporose

A osteoporose talvez seja a doença nos ossos mais conhecida, pois atinge milhões de adultos em todo o mundo. É causada pela diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas. Dentre os fatores potenciais para a osteoporose estão: genética, estilo de vida, uso crônico de alguns medicamentos, níveis insuficientes de cálcio ou vitamina D no corpo, entre outros.

Constatando doenças nos ossos

O diagnóstico precoce das doenças nos ossos pode fazer toda a diferença, tratando adequadamente sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente e evitando que a doença se agrave. Isto é possível através do check-up regular da saúde dos ossos, principalmente, de grupos e faixas etárias com maiores chances de desenvolver estas doenças.

Indivíduos com históricos de doenças ósseas na família, episódios de fraturas espontâneas, mulheres acima dos 65 anos ou acima de 40 anos passando pela menopausa e homens a partir dos 70 anos devem estar atentos e reforçar os cuidados.

Confira abaixo a lista de exames que avaliam e ajudam a diagnosticar precocemente as doenças nos ossos.

– Densitometria:

A densitometria óssea é simples e não invasiva. Um exame que mede a densidade mineral dos ossos do paciente a fim de compará-la aos padrões gerais de idade e sexo. Com as imagens obtidas da coluna lombar ou dos membros, o médico pode definir um tratamento para evitar fraturas e proteger os ossos.

– Raio-X:

O raio-x é um exame acessível e comumente utilizado para analisar se já existem fraturas ou lesões nos ossos e articulações.

– Ultrassom:

Permite avaliar articulações, músculos, tendões e ligamentos próximos, que podem estar também acometidos. Consegue, ainda, orientar intervenções como biópsias e infiltrações musculares ou em articulações.

– Tomografia computadorizada:

Avalia com mais precisão as lesões ósseas, como tumores ósseos primários e metástases.

– Ressonância magnética:

Método padrão ouro para avaliação de articulações e seus componentes.  Estes exames são oferecidos com todo o conforto e tecnologia na Ecomax, especialista em diagnóstico por imagem. Por isso, para acompanhar a saúde dos seus ossos, não deixe de realizar seus exames periódicos, fazendo um monitoramento regular junto com seu médico.

É possível prevenir doenças nos ossos?

Um estilo de vida saudável é a chave para a prevenção de diversas doenças, inclusive as doenças nos ossos. Por isso, adotar cuidados de alimentação, fugir do sedentarismo e expor-se ao sol são algumas formas de fazer a sua parte pela saúde do seu esqueleto.

– O condicionamento físico e a prática frequente de exercícios são fundamentais para prevenir doenças nos ossos e articulações, melhorando a resistência e seus índices de massa óssea;

– Uma boa dieta ajuda a consumir todos os nutrientes necessários para fortalecer o nosso tecido ósseo. Alimentos ricos em cálcio, fósforo, vitamina D e magnésio precisam constar dessa dieta para garantir uma boa saúde dos ossos;

– A luz do sol é responsável por cerca de 90% da absorção de vitamina D necessária ao bom funcionamento do corpo. Por isso, indica-se o banho de sol diário, preferencialmente pela manhã, antes das 10 horas, e no mínimo três vezes por semana, durante 15 a 20 minutos;

– Exames de laboratório conseguem especificar as quantidades de vitaminas necessárias para manter uma boa formação dos ossos. Dessa forma, sempre que as taxas apresentadas sejam insuficientes, a suplementação pode ser indicada pelo médico como alternativa de reposição.

Além destes hábitos saudáveis, monitore seu histórico através de consultas regulares ao médico e a realização de exames de imagem que atestem a saúde dos seus ossos. Agende seus exames na Unidade Ecomax mais próxima e cuide de si mesmo, garantindo mais saúde para o presente e também para o seu futuro.

Leia também: Fraturas em crianças requerem cuidados especiais?