Radiografia de mãos e punhos: tudo sobre o exame de idade óssea

Sabemos que o raio-x é amplamente utilizado para a verificação de fraturas ou lesões nos mais diversos ossos, mas também pode ser usado para averiguar como anda o desenvolvimento dessas estruturas. A radiografia de mãos e punhos pode trazer respostas sobre o crescimento mais rápido ou mais lento de certas crianças, no chamado exame de idade óssea.

Quando falamos sobre a maturação dos ossos no corpo humano, não é raro que algumas pessoas apresentem um desenvolvimento mais acelerado ou devagar, se comparado com o que é esperado para sua faixa etária. Para saber qual é a situação do desenvolvimento dos ossos, o especialista faz a análise da radiografia de mãos e punhos juntamente com outros exames, como os relacionados a hormônios, que possam confirmar ou descartar diagnósticos.

Quando a radiografia de mãos e punhos é solicitada?

Quando existe a suspeita de problemas no crescimento infantil, o pediatra pode solicitar o exame de idade óssea. A radiografia de mãos e punhos é simples, indolor e bastante eficiente, bastando que o paciente exponha a sua mão aos raios X.

A imagem formada permite analisar o número, formato e espaço entre as estruturas ósseas, capazes de determinar quanto tempo a criança tem ainda de crescimento pela frente e se seu amadurecimento corporal está atrasado ou não em relação a sua idade cronológica. Desta forma, o médico, até mesmo em conjunto com outros especialistas, como ortopedistas e endocrinologistas, pode indicar os melhores tratamentos.

Quais tipos de alterações a radiografia de mãos e punhos pode mostrar?

De maneira geral, é possível prever a altura de uma criança em sua fase adulta ao analisar sua medida atual e a idade óssea.

Quando a radiografia de mãos e punhos demonstra que a criança tem uma diferença de 1,5 a 2 anos, por exemplo, entre a idade óssea e a idade cronológica, pode-se considerar que seu crescimento está atrasado. Em crianças, isto significa que a puberdade acontecerá mais tarde e, portanto, poderá apresentar o estirão puberbal – uma fase de desenvolvimento acelerado dos ossos – também mais tarde. Já quando a idade óssea da criança está avançada, significa que ela terá menos tempo de crescimento pela frente.

O crescimento envolve questões genéticas e pode também estar ligado a fatores como obesidade, puberdade precoce, hiperplasia adrenal congênita, hipertireoidismo e uso crônico de glicocorticoide em alta dose.

É importante salientar que o envelhecimento dos ossos é um processo dinâmico, portanto, a melhor interpretação da radiografia de mãos e punhos e demais exames laboratoriais ou clínicos deve vir de um ou mais especialistas.

Caso os pais suspeitem do crescimento anormal de seus filhos, é fundamental que um pediatra ou endocrinologista infantil seja consultado. Com o acompanhamento correto, é possível tratar os pequenos com toda a atenção que requerem, em todas as suas fases. Conte com os exames de imagem da Ecomax para garantir melhores cuidados com a saúde dos ossos e crescimento dos seus filhos. Agende a radiografia de mãos e punhos em uma de nossas Unidades! Leia também: A importância dos exames de rotina para crianças.