O exame de histerossalpingografia na investigação da infertilidade

A histerossalpingografia é um exame de imagem que é capaz de verificar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas de pacientes que apresentam alguma dificuldade para engravidar. Distúrbios de ovulação causados por obstruções parciais ou totais das trompas, aderências na pelve ou no útero e endometriose, por exemplo, são algumas das suspeitas que podem ser confirmadas ou descartadas através do exame.Utilizando o equipamento de raio-x e técnicas de contraste, este procedimento é rápido, minimamente invasivo e eficiente para fornecer respostas a casos de infertilidade ou abortamentos. A incidência de radiação na dose utilizada na histerossalpingografia não causa efeitos colaterais, sendo extremamente raras as complicações como reações alérgicas ao contraste ou infecções ginecológicas e pélvicas.Continue lendo e entenda mais sobre: – Como é feito o exame;- Qual é o preparo necessário;- Quais resultados podem ser mostrados através da sua realização.

Continue lendo e entenda mais sobre:

– Como é feito o exame;

– Qual é o preparo necessário;

– Quais resultados podem ser mostrados através da sua realização.

Como é realizada a histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é realizada sem a necessidade de sedação ou internação, utilizando apenas a mesa e o aparelho de raio-X e um monitor. A isto é associado o uso de contraste, injetado através de um fino cateter flexível através do orifício externo do colo uterino. A paciente fica em posição ginecológica, ou seja, deitada e com os joelhos dobrados, podendo ser solicitado a ela que alterne entre outras posições para ajudar a distribuir melhor o contraste e fornecer mais informações.

Como o raio-X não atravessa o contraste, é possível analisar a anatomia do útero e das tubas uterinas, obtendo imagens que são armazenadas eletronicamente para a posterior avaliação do radiologista. 

O processo é concluído rapidamente, levando de 10 a 30 minutos. A histerossalpingografia pode gerar um leve desconforto, similar às cólicas menstruais, variando de intensidade de acordo com cada mulher. As pacientes podem apresentar escapes ou sangramentos por alguns dias após o exame, o que é normal.

Existem contraindicações deste exame para mulheres que possuem alergia ao contraste iodado, bem como para grávidas ou com infecções ginecológicas agudas.

O preparo especial para a realização da histerossalpingografia

Este exame requer algumas preparações específicas para ser realizado com total segurança e efetividade. Acompanhe abaixo:

–  O exame deve ser realizado entre o 7º e o 12º dia do ciclo menstrual. 

– Se estiver com corrimento vaginal, o procedimento não pode ser realizado, pois altera a qualidade do diagnóstico.

– Não ter relação sexual 48 horas antes do exame.

– São necessárias 3 horas de jejum.

– Uma hora antes do exame a paciente deve usar um medicamento antiespasmódico como o Buscopan, conforme orientado por nossa equipe.

– No dia do exame é obrigatório levar o exame de gravidez pelo sangue, que pode ter no máximo 2 dias, além de exames anteriores da região pélvica.

– A presença de um acompanhamento é fundamental.

O que é possível descobrir através da histerossalpingografia?

Quando a análise das imagens indicarem o desenho triangular do útero, com as três pontas bem visíveis pelo contraste, trompas finas, formando ondulações que não fiquem tão perto do útero, os resultados são considerados normais. A disseminação de contraste na cavidade peritoneal de forma homogênea também pode ser observada nesse caso.

Resultados anormais demonstram alterações no útero que podem ter causas como pólipo endometrial, mioma, aderências internas, adenomiose e anomalias congênitas. Complicações envolvendo as tubas uterinas podem ser provocadas por endometriose ou por doença inflamatória pélvica, hidrossalpinge (acúmulo de água na tuba), aderências e obstruções.

Além da infertilidade, o exame também é capaz de investigar outros problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas e auxiliar o médico em pré-cirurgias de útero e demais órgãos genitais internos.

Na Ecomax, a histerossalpingografia é feita com toda a excelência, tecnologia, cuidado e confiabilidade. O exame está disponível na unidade Norte Shopping, em Blumenau e no Largo São Sebastião, em Florianópolis. Agende o seu exame na Unidade Ecomax mais próxima!

Leia também: Além do câncer de mama – Cuidados com a saúde da mulher.