Além do câncer de mama: Cuidados com a saúde da mulher

Em 19 de outubro se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, que desde os anos 1990 ganhou mais do que apenas um dia, mas sim um mês inteiro — o Outubro Rosa — para promover a conscientização da importância dos cuidados com a saúde da mulher, em especial do diagnóstico precoce desta forma de câncer.

Além do câncer de mama ocorrer predominantemente em mulheres, ele também é o que mais acomete as mulheres dentre todos os tipos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os mais comuns são os carcinomas ductais (que iniciam nos ductos por onde sai o leite) e os carcinomas lobulares (que se originam nas glândulas produtoras de leite).

Alguns fatores de risco de câncer de mama são: causas genéticas ou hereditárias, a menopausa tardia, o sedentarismo, a obesidade e a exposição frequente a radiações ionizantes, por exemplo.

Já o tratamento pode variar conforme o estágio em que a doença se encontra quando diagnosticada, podendo abranger cirurgias, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.

Por isso, é fundamental para a saúde da mulher manter alguns cuidados e hábitos, para que qualquer anormalidade possa ser detectada o quanto antes, levando a tratamentos menos agressivos e maiores chances de cura.

4 Dicas no cuidado da saúde da mulher

Confira abaixo quatro sugestões para melhorar o estilo de vida e reduzir a chance de fatores que podem colocar em risco a saúde.

1. Praticar exercício físico frequentemente

 – As atividades físicas auxiliam na manutenção do peso ideal e previnem a obesidade, uma das causas que influenciam no risco de câncer;

– Além disso, também equilibram os índices hormonais e fortalecem o sistema imunológico.

2. Seguir uma alimentação saudável

– Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e grãos protege o corpo e diminui o risco de doenças;

– Evitar comidas congeladas, refrigerantes, biscoitos e alimentos ultraprocessados.

3. Fazer exames de rastreamento

– Manter rotinas periódicas de consultas e exames, acompanhadas pelo médico ginecologista, é essencial para o monitoramento da saúde da mulher;

– Exames como mamografias (requisitadas a partir dos 40 anos, anualmente) e Papanicolau (realizado entre os 25 a 59 anos, pelo menos a cada três anos em toda mulher sexualmente ativa).

Referência em diagnóstico por imagem, a Ecomax investe em equipamentos de ponta e, principalmente, em um time de profissionais especializados para garantir segurança e conforto a cada paciente. Com um resultado ágil e detalhado, o médico terá as informações que precisa para dar o direcionamento apropriado para cada caso.

4. Evitar o estresse

– O estresse aumenta a liberação de cortisol e outros hormônios que mantêm o organismo em um processo de inflamação contínua, ampliando o risco de câncer. Por isso, técnicas de meditação são indicadas para manter a mente equilibrada, por exemplo;

– Outras sugestões para manter a saúde mental e emocional são terapias alternativas, como homeopatia, aromaterapia, reiki, shiatsu, entre outras.

Além dessas dicas, o ideal é que se tenha atenção ao próprio corpo. O autoconhecimento e autoexame são opções simples e efetivas no monitoramento de qualquer sinal fora da normalidade. Lembrando sempre que, em caso de suspeita de câncer de mama, como nódulos ou outras alterações, é recomendável procurar seu médico assim que possível. O autoexame não substitui outros métodos de monitoramento das mamas, como mamografia e ultrassom.

Leia também: Reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama: uma necessidade global