Aterosclerose: Como diagnosticar e prevenir a doença

A aterosclerose é uma condição que atinge as artérias do corpo, caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura, cálcio e outros elementos em suas paredes, podendo ocasionar várias doenças cardiovasculares graves. É importante compreender como a aterosclerose se desenvolve e atinge os órgãos a fim de que seja evitada ou atenuada, assim impedindo suas complicações.

Como acontece a aterosclerose?

Primeiramente, é fundamental estabelecer a função das artérias: são estruturas similares a tubos que transportam o sangue com oxigênio para todos os tecidos do corpo. Quando estes canais são obstruídos, mesmo que parcialmente, ocorre a diminuição no fluxo de sangue que chega às células. Com isso, podem ocorrer danos ou até a morte das células da região afetada. Quando este bloqueio acontece nas artérias relacionadas ao coração, acarretam-se graves problemas que podem ser fatais.

Grande parte dos entupimentos que acometem as artérias está relacionada aos índices elevados de colesterol, levando a este acúmulo de gordura. Maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse são alguns dos fatores que contribuem para as taxas de colesterol “ruim”, o denominado LDL.

Sintomas da aterosclerose

Os sinais da aterosclerose se manifestam no corpo de maneira diferente, dependendo da região de bloqueio das artérias. Por exemplo:

– Artérias coronárias (do coração): seu entupimento geralmente causa dor cardíaca ao realizar esforços físicos, podendo levar ao infarto repentino;

– Artérias carótidas (do pescoço): os bloqueios nesta região provocam alterações na visão e paralisias, acarretando desmaios ou derrames súbitos;

– Artérias ilíacas ou femorais (das pernas): ocasionam dores nos membros inferiores ao caminhar, fraqueza das unhas, pele e músculos, impotência sexual e queda de pelos, podendo ocasionar gangrena repentinamente.

Existem fatores de risco para a doença?

A maioria dos casos da doença está relacionada às condições tradicionais de risco que podem ser evitadas com cuidados e melhores hábitos cotidianos. Apenas uma pequena porcentagem de acometidos pela aterosclerose têm causas hereditárias. Por isso, é necessário ter atenção aos principais fatores de risco de desenvolvimento desta condição, pois a sua minimização em grande parte depende apenas de ajustes no estilo de vida.

– Homens e mulheres entre 50 e 70 anos;

– Excesso de gordura no sangue, aferido por altas taxas de colesterol LDL;

– Alimentação inadequada, com consumo excessivo de gorduras de origem animal, como produtos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, margarina, sorvetes e outras comidas congeladas;

– Fumantes possuem risco nove vezes maior de desenvolver a aterosclerose;

– Hipertensão arterial;

– Sedentarismo;

– Diabetes;

– Histórico da doença em familiares.

Exame para diagnóstico da aterosclerose

Um dos exames mais indicados para a detecção da aterosclerose é a tomografia computadorizada cardíaca com avaliação do escore de cálcio, que permite avaliar o risco de doenças, calculando a quantidade da substância presente nas artérias coronárias.

Este exame é realizado pela Ecomax com toda a tecnologia através de um equipamento moderno de desempenho excepcional, com enfoque para exames cardíacos, captando a imagem de todo o coração durante um único batimento. Através deste exame é possível obter imagens de alta qualidade, auxiliando na constatação dos resultados e na precisão da quantidade de substâncias presentes nas artérias. A tomografia computadorizada cardíaca com avaliação do escore de cálcio é segura, rápida e indolor, utilizando pequenas doses de radiação.

Caso o médico detecte um nível elevado ou positivo de cálcio, esse é um indicativo de que o paciente já possui algum tipo de dano nas artérias do coração, ou seja, corre risco de moderado a alto para o desenvolvimento de doenças cardíacas nos próximos anos. Já para pacientes que apresentem taxas de cálcio negativas ou que não apresentem calcificação coronária, significa que possuem baixa perspectiva de desenvolver problemas cardiovasculares, pelo menos nos próximos cinco anos.

Como prevenir a aterosclerose?

A melhor forma de combater a aterosclerose é aderindo a cuidados com a rotina e com a saúde, como monitorar hipertensão, diabetes e obesidade; adotar uma alimentação saudável, evitando gorduras saturadas; abandonar o cigarro e praticar exercícios regularmente.

A orientação para qualquer método que envolva medicamentos deve vir expressamente do médico que acompanha o paciente. Quando suspeitar de algum indício da doença, não hesite em procurar o cardiologista para que o quadro possa ser prontamente investigado. Conte com a qualidade, o atendimento e a agilidade da Ecomax para auxiliar no diagnóstico da aterosclerose e de outras doenças cardiovasculares.

Leia também: O que é e como controlar o colesterol no organismo