A importância dos exames de imagem no combate ao câncer

Os exames de imagem são formas de investigação da saúde do corpo, proporcionando uma visão interior de órgãos e estruturas. Tais exames utilizam diferentes recursos para obtenção da imagem, como ondas sonoras, campos magnéticos e raios X. Assim, a interação do equipamento com os tecidos corporais cria imagens ou fotografias do interior do corpo, evidenciando as suas estruturas e funções, bem como anormalidades geradas por doenças como o câncer, por exemplo.

Qual é a utilidade dos exames de imagem?

Algumas das funções mais significativas dos exames de imagem são:

– Diagnóstico de patologias ainda em fases iniciais, ou seja, quando ainda é concentrada e pequena, não tendo se espalhado para outras áreas, mesmo que o paciente não tenha sintomas;

– Detecção de massa ou tumor em pessoas com sintomas, permitindo saber se tais sinais são provocados pelo nódulo ou outra doença;

– Auxílio na identificação do tumor como cancerígeno ou não, contribuindo na decisão por investigações mais aprofundadas;

– Determinação do estadiamento da doença, ou seja, compreender a sua extensão e exata localização, assim permitindo o planejamento do tratamento a ser recomendado ao paciente;

– Monitoramento do tumor quanto ao seu tamanho ao longo das terapias indicadas, sendo possível mensurar seus resultados, inclusive constatando se houve o retorno da doença após o tratamento.

Como os exames de imagem auxiliam no diagnóstico de câncer

É importante esclarecer que o câncer surge a partir do momento em que as células de algum tecido ou órgão crescem de forma anormal. Ao invés de serem destruídas, estas células seguem se multiplicando e formando novas células defeituosas, que acabam invadindo os tecidos. Grande parte dos danos ao DNA são causados por erros na divisão das células ou então pela exposição a algum elemento externo prejudicial, como o tabagismo, a alimentação inadequada ou luz solar exagerada, por exemplo.

Também é preciso levar em consideração as características pessoais de cada indivíduo, que podem facilitar ou atrapalhar a instalação de danos nas células. Estas células cancerígenas se alastram e geram um tumor maligno, que deve ser identificado o quanto antes e tratado conforme seu tipo e estágio, aumentando as chances de cura.

O combate ao câncer possui mais efetividade quando utilizados métodos de detecção seguros e apropriados, como os exames de imagem. No entanto, eles são apenas uma parte de todo o processo de avaliação e diagnóstico, que abrange também a verificação do histórico de saúde pessoal e familiar do paciente, além de exames físicos, laboratoriais, entre outros.

Os exames de imagem também podem ser solicitados pelos médicos antes mesmo do início do tratamento, para integrarem os estudos de referência da doença, acompanhando o andamento dos resultados, as alterações no tumor e o possível reaparecimento da doença após certo intervalo de tempo.

Principais exames de imagem utilizados em caso de câncer

Veja abaixo como funcionam alguns dos exames de imagem aplicados nos casos de suspeita de câncer.

1. Mamografia

Exame que gera imagens através da radiação em doses seguras e pequenas, permitindo reconhecer calcificações, nódulos e alterações nas mamas, sinalizando alguma anormalidade que requeira aprofundamento de investigação. No caso da mamografia digital, a imagem capturada é digitalizada, oferecendo um nível de detalhes maior, auxiliando na precisão do diagnóstico. Este exame não requer preparos anteriores à sua realização, bastando informar à equipe a presença de prótese mamária.

2. Ressonância Magnética

Este exame proporciona imagens extremamente detalhadas dos órgãos internos, auxiliando a visualização da área em diferentes ângulos, possibilitando a especificação do caso. Uma de suas vantagens é permitir a análise de partes moles do corpo, que não são mostradas através de outros métodos. A ressonância magnética pode ser capaz de diferenciar o tumor entre benigno ou maligno (câncer), sendo muito utilizada para buscar por metástase, ou seja, a disseminação da doença por outras partes do corpo.

3. Tomografia

A tomografia computadorizada utiliza radiação e fornece imagens tridimensionais da região avaliada, viabilizando uma visão clara dos ossos, órgãos e tecidos, com maior nível de detalhamento do que uma radiografia simples. A TC é recomendada na investigação de câncer de pulmão, por exemplo, e pode ser utilizada para guiar o médico no procedimento de biópsia.

4. Ultrassom

A ultrassonografia, também conhecida como ecografia, é um exame indolor e que acontece em tempo real. Utilizando uma tecnologia de emissão de ondas sonoras para formar as imagens, é capaz de diferenciar conteúdos líquidos de sólidos, possibilitando a avaliação mais precisa da forma e das margens de cada estrutura, auxiliando na avaliação da natureza benigna ou maligna.

A Ecomax oferece estas e outras soluções em exames de imagem, com tecnologia de ponta e excelência no atendimento. Tudo para proporcionar ao paciente a experiência que merece, com conforto, segurança e agilidade.

Leia também: Ecomax investe em tecnologia pra exames mais precisos e confortáveis