Escoliose: Como esta doença afeta a coluna vertebral

Calcula-se que mais de 1,6 milhão de brasileiros apresentem o desalinhamento na coluna que é conhecido como escoliose. Esta condição é reconhecida pela curvatura lateral da coluna, desviando o eixo das vértebras, acarretando problemas posturais que podem levar a alterações em outros locais do corpo e dores.

A coluna, que se prolonga do crânio até a pelve, sustenta o corpo e, justamente para isso, conta com curvaturas normais. Porém, no caso de quem sofre de escoliose, é identificado um desvio fora do padrão em seu eixo para as laterais, fazendo com que um dos ombros geralmente fique mais alto do que o outro.

O que ocasiona a escoliose?

O que se sabe hoje é que fatores genéticos e hereditários estão ligados à doença, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que cerca de 80% dos casos ainda possuam origem desconhecida.

O surgimento da escoliose pode acontecer em qualquer fase da vida, sendo mais frequente, entretanto, no período de puberdade, e acentuando-se na adolescência, fase em que é comum ocorrer o crescimento acelerado dos ossos, principalmente em meninas. Com o passar dos anos, o desgaste natural de ossos, discos intervertebrais e ligamentos também pode causar esta condição.

A escoliose pode ser dividida em quatro principais tipos:

– Congênita: quando o problema na coluna é uma condição já presente no feto ao nascer;

– Idiopática: ocorre quando a causa não pode ser definida. É a forma mais recorrente que afeta principalmente adolescentes do sexo feminino;

– Neuromuscular: é causada por anormalidades em músculos ou nervos, provocando fraqueza e desequilíbrio muscular, especialmente em crianças;

– Sindrômica: acontece quando pode ser associada a outras doenças e condições patológicas.

Principais problemas causados pela doença

Além da curvatura lateral do eixo da coluna, fazendo com que seus portadores apresentem o corpo comumente inclinado, a escoliose pode evidenciar o desnivelamento em partes do corpo como ombros, quadris e membros inferiores; cintura e caixa torácica desviadas para um dos lados; mamilos assimétricos; costelas e escápulas proeminentes; entre outras assimetrias. 

A doença pode apresentar quadros graves que reduzem a mobilidade da coluna vertebral e limitam o espaço do tórax reservado aos órgãos dos sistemas cardíaco e respiratório, impactando no seu funcionamento. Também pode causar fortes dores nas costas e, em alguns casos, resultar na incapacidade do indivíduo.

Diagnóstico da escoliose

Quanto mais cedo for possível detectar a doença e dar início ao seu tratamento, maiores são as chances de atenuar ou até mesmo evitar seu agravamento. A suspeita diagnóstica inicia na consulta clínica e no exame físico detalhado.

Exames de imagem complementares como raio-x, tomografia e ressonância magnética da coluna vertebral também são fundamentais para avaliar o tipo e o grau da doença. A Ecomax oferece estes exames através de equipamentos modernos e seguros que garantem a qualidade das imagens, fornecendo dados cruciais no diagnóstico de doenças da coluna, como a escoliose.

Qual é o tratamento mais indicado para escoliose?

Cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo ortopedista e tratado adequadamente de acordo com o quadro do paciente. Sessões de fisioterapia e atividades físicas com acompanhamento profissional, como musculação, alongamentos e RPG, são geralmente as alternativas recomendadas para tratar a escoliose. O uso de coletes ortopédicos também ameniza a curvatura da coluna vertebral, especialmente em crianças em fase de crescimento.

Em situações mais graves da doença, quando a coluna apresenta de 40º a 50º de inclinação, a intervenção cirúrgica pode ser indicada. Estima-se que cerca de 10% dos portadores de escoliose necessitam deste tipo de tratamento cirúrgico, por isso, quanto mais precoce o diagnóstico for realizado, maiores as chances de evitar complicações que levem a procedimentos mais invasivos.

Procure um profissional especializado para buscar mais orientações no caso de suspeita de escoliose, principalmente em crianças que apresentarem desconfortos musculares ou assimetria em regiões como ombros, pernas e quadris. Fique tranquilo: na Ecomax você conta com a tecnologia e o atendimento ideais para auxiliar no diagnóstico por imagem de doenças relacionadas aos ossos e à coluna, como a escoliose.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre dor lombar