O que é e como controlar o colesterol no organismo

Para manter-se saudável, é importante manter o equilíbrio sobre as funções do nosso organismo e consultar-se regularmente com o médico para ter certeza de que tudo está funcionando perfeitamente. Controlar o colesterol é um desses cuidados, pois ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.

Embora seja frequentemente visto como vilão, é importante destacar que esse composto gorduroso é importante para o funcionamento do nosso corpo, sendo essencial na produção de membranas celulares e alguns hormônios. A maior parte dele é produzida pelo nosso corpo, e cerca de 30% são obtidos por meio da alimentação — algo sobre o qual temos controle.

Os níveis de colesterol só se tornam um problema quando estão fora dos parâmetros recomendados para o perfil daquele paciente. Na maioria dos casos esses desequilíbrios ocorrem em decorrência da alimentação, mas fatores genéticos hereditários também podem interferir, principalmente na taxa de remoção do colesterol LDL pelo fígado. Por isso, até mesmo pessoas com o peso considerado saudável podem apresentar desequilíbrios nos índices de colesterol.

Conheça os diferentes tipos de colesterol

Quando alguém realiza um exame de perfil lipídico existem diversas siglas, diferenciando os tipos de colesterol. Você provavelmente já ouviu falar em “colesterol bom” e “colesterol mau”. Conheça a seguir esses dois tipos e entenda por que eles recebem esses apelidos:

Colesterol LDL: chamado de colesterol “mau”, esse índice diz respeito às lipoproteínas de baixa densidade, que podem se prender às paredes das artérias, formando placas de gordura. Quando há acúmulo dessas placas, elas dificultam a circulação do sangue, podendo causar problemas cardiovasculares, como angina, acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto. Quanto maiores os níveis de colesterol LDL, mais chances de desenvolver alguma doença cardíaca.

Colesterol HDL: já o colesterol “bom” recebe esse nome porque as lipoproteínas de alta densidade ajudam a remover o excesso de colesterol LDL do sangue e dos tecidos, levando-o ao fígado para que ele seja eliminado do organismo.

Nos exames também há menção ao colesterol total, que é a soma de todos eles: VLDL, LDL, IDL e HDL. O seu índice nunca deve ser interpretado isoladamente, mas levando em consideração a relação entre o LDL e o HDL. Isso porque um colesterol total dentro dos parâmetros considerados ideais pode encobrir uma relação desequilibrada entre o LDL e o HDL, com um LDL excessivo e um HDL insuficiente para “limpar” o excesso de colesterol ruim. É imprescindível que a interpretação dos resultados seja feita por um profissional de saúde, como o médico ou o nutricionista.

5 Dicas para controlar o colesterol no organismo

Boa parte dos cuidados para equilibrar os níveis de colesterol no organismo está na alimentação e nos hábitos do dia a dia. Para saber exatamente o que fazer em relação a esse controle, fique atento a essas cinco dicas:

1. Menos gordura saturada, mais fibras

Alimentos com gordura saturada também carregam colesterol. Por isso, vale à pena prestar atenção aos rótulos de alimentos, observando a quantidade de gordura saturada. Esse tipo de gordura costuma estar presente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites e derivados. Além deles, preste atenção especial aos rótulos de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, bolachas, sorvetes e guloseimas em geral, que também costumam conter muita gordura saturada.

Fibras e alimentos integrais são aliados no controle do colesterol, pois ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo organismo. Exemplos de alimentos aliados são: legumes, verduras, frutas frescas (com exceção do coco), leguminosas e cereais integrais, como arroz, aveia e trigo. Alguns chás também podem ajudar, como o chá verde, que contém flavonoides e ajuda a evitar inflamações nos vasos sanguíneos.

2. Consuma mais ômega 3

O ômega 3 estimula a produção do HDL, o colesterol bom, por isso ajuda não apenas a controlar o colesterol ruim, mas também os triglicerídeos. Um alimento conhecido por suas boas concentrações é a carne de peixe, mas ele também pode ser encontrado em sementes como chia e linhaça, além dos óleos de linhaça, soja e canola, desde que prensados a frio. Nozes também são ricas em ômega 3.

3. Pratique exercícios físicos regularmente

Além dos cuidados com a alimentação, a prática regular de atividade física é benéfica no controle do colesterol porque é a maneira mais eficaz de queimar gordura corporal, ajudando na redução do colesterol LDL e aumentando o LDL. Atividades aeróbicas promovem uma queima de gordura mais rápida, enquanto o trabalho muscular apresenta benefícios em um prazo mais longo em termos de queima calórica. Mais do que controlar o colesterol, exercitar-se deixa o coração mais forte, controlando a pressão arterial e o peso corporal.

4. Largue o cigarro

Mais do que causar problemas respiratórios e está associado a diversos tipos de câncer, o tabagismo também é um vilão quando falamos no controle do colesterol. Isso porque o cigarro está repleto de substâncias nocivas que potencializam a oxidação das partículas de colesterol, podendo causar inflamações nas artérias.

5. Realize exames regularmente

Recomenda-se que o acompanhamento dos níveis de colesterol já comece aos 10 anos de idade, ou antes, conforme recomendação médica. Somente com o apoio médico e a realização de exames é possível saber como está a nossa saúde, mesmo quando tudo aparenta estar bem.

Esse cuidado deve ser permanente, com repetições dos exames uma vez ao ano para adultos, ou conforme a recomendação médica. Somente dessa forma é possível adotar cuidados preventivos para que a pessoa leve uma vida saudável, minimizando as chances de desenvolver alguma doença cardiovascular.

Leia também: Doenças cardíacas em mulheres: Elas também precisam cuidar da saúde do coração