Quem tem tatuagem pode realizar ressonância magnética?

A ressonância magnética é um dos exames mais modernos de diagnóstico por imagem. Ela permite visualizar em detalhes partes do corpo como ossos, tórax, pulmões, coração ou vasos sanguíneos. Porém, assim como outros exames, também exige preparo, orientações específicas e, em alguns casos, restrições. Uma dúvida recorrente que surge entre os pacientes é: quem tem tatuagem pode realizar ressonância magnética?

Em primeiro lugar vamos relembrar rapidamente como funciona esse exame. Diferentemente do raio-X ou da tomografia computadorizada, a ressonância magnética não utiliza radiação, tornando-se uma ótima opção para pacientes com restrições a essa tecnologia. Para obter as imagens, a RM se utiliza de um grande ímã que forma um campo magnético e alinha as moléculas de água e hidrogênio para um lado do corpo. Quando esse campo é desligado, a marca é captada pela máquina, formando a imagem que será analisada pelo médico radiologista.

Por lidar com um ímã muito potente, o paciente é orientado a remover qualquer tipo de acessório metálico, como relógios, anéis, pulseiras, piercings, além de pertences como celular, chaves e moedas, que não devem nem entrar na sala de exame. Pessoas com marcapasso, cateteres, aparelho odontológico e outros implantes metálicos não podem realizar uma ressonância. Esse cuidado é fundamental para garantir a segurança do paciente.

A relação entre tatuagens e ressonância magnética

Afinal, onde as tatuagens entram nessa história? Apesar de não serem acessórios metálicos, algumas tatuagens podem ter sido feitas com tintas que contenham óxido de ferro, ou seja, possuem um pouco de metal em sua composição. Esse pigmento é utilizado principalmente em tons de vermelho e preto, e é suscetível ao campo magnético da ressonância.

De modo geral, pessoas com tatuagens podem realizar exames de ressonância magnética, mas é importante que elas estejam cientes de algumas interações que podem ocorrer durante o exame. O ferro é um metal condutor e, caso o pigmento da tatuagem tenha óxido de ferro, ele pode interagir com o magnetismo da máquina.

Essa interação pode aumentar a temperatura do pigmento e, como consequência, dos tecidos corporais próximos, o que pode causar uma sensação de ardência e, em raros casos, provocar inchaços, irritação e queimaduras no local da tatuagem.

O mesmo se aplica a tatuagens cosméticas, como maquiagens definitivas feitas na sobrancelha, pálpebras e no contorno dos lábios, porque elas também podem conter óxido de ferro nos seus pigmentos.

Embora o risco de queimadura exista, é muito raro que um paciente apresente lesões permanentes em decorrência de um exame de ressonância magnética. Quando há reação, ela frequentemente se limita a um formigamento ou ardência na região do desenho, que podem ser controlados com o uso de uma toalha úmida e costumam passar em poucas horas ou dias.

Recomendações para ressonância magnética em pacientes tatuados

Alguns cuidados e orientações para profissionais de diagnóstico por imagem e pacientes tatuados que irão realizar uma ressonância magnética:

– O paciente deve informar à nossa equipe se possui alguma tatuagem ou intervenção cosmética permanente, como maquiagens definitivas, e em que parte do corpo ela está localizada.

– Pacientes com tatuagens aplicadas recentemente devem evitar se submeter ao exame, pois isso pode causar borrões no desenho (caso ele tenha sido feito com pigmentos metálicos) e a pele pode estar irritada, dificultando a distinção entre uma lesão ou vermelhidão pré-existente daquela eventualmente causada durante o exame.

– A sala de exame deve estar na temperatura recomendada pelo fabricante do equipamento.

– Não cobrir a área da tatuagem com toalhas e cobertores para evitar aquecimento acima do normal nos tecidos.

– Não usar compressas frias ou bolsas com gelo, pois isso pode acarretar outros riscos de interação entre o pigmento metálico e o campo magnético;

– O paciente deve informar aos profissionais que o estão atendendo se perceber qualquer sensação de aquecimento ou calor excessivo durante o exame.

– Pacientes sedados devem ser monitorados de maneira especial durante a RM. Nesses casos recomenda-se que um profissional entre na sala a cada 10 minutos para observar se há vermelhidão e/ou suor na região do exame.

A Ecomax realiza exames de ressonância magnética e disponibiliza todos os preparos necessários para que o exame ocorra com segurança. Caso você tenha alguma dúvida ou insegurança em relação à realização da RM, converse com a nossa equipe no momento do agendamento e durante a triagem.

Leia também: O que você precisa saber sobre Segurança do Paciente