A importância da atividade física na terceira idade

A prática de atividade física na terceira idade é essencial para o bem-estar e a manutenção da saúde, assim como ocorre em todas as fases da vida. Para pessoas com idade mais avançada ela se torna ainda mais importante do que em outras faixas etárias, melhorando a qualidade de vida e proporcionando um envelhecimento mais saudável.

Neste momento da vida, ocorre uma série de mudanças, tanto corporais quanto mentais, e, por este motivo, alguns cuidados extras podem evitar o surgimento de diversas condições de saúde não desejadas, como consultas médicas regulares, uma alimentação equilibrada e adequada à faixa etária e, claro, exercitar-se com constância e respeitando os limites do corpo.

É importante lembrar que na terceira idade o corpo não reage da mesma forma em comparação às pessoas mais novas. Ou seja, para se manter longe do sedentarismo é necessário tomar alguns cuidados especiais na hora de escolher o exercício a ser realizado. Também é crucial contar com acompanhamento médico periódico, para que uma atividade que veio para ser benéfica não cause preocupações, como lesões e desgaste físico.

Benefícios da atividade física na terceira idade

A recomendação da atividade física para idosos é muito comum por médicos especialistas, pois esta prática traz diversos benefícios para o bem-estar de modo geral e contribui no controle das mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento. Como principais vantagens da atividade física na terceira idade podemos destacar:

– Aumento da força e melhora da recuperação muscular;

– Maior flexibilidade;

– Melhora do equilíbrio e coordenação motora;

– Controle do peso;

– Diminuição da ansiedade;

– Melhora da saúde mental;

– Prevenção de diversas doenças, principalmente, cardíacas.

Como começar

Além de agregar todos os benefícios citados acima, é essencial que a prática recorrente de atividades físicas na terceira idade tenha impacto positivo no dia a dia do idoso e, por isso, é importante que antes de iniciar os exercícios haja um acompanhamento médico. É através desta avaliação que o profissional poderá avaliar as funções corporais e motoras básicas do idoso para recomendar de forma mais personalizada a modalidade, intensidade, frequência e duração da atividade a ser realizada.

Além disso, para o início da prática de uma nova atividade física, o médico pode sugerir a realização de exames de rotina e/ou de imagem, como, por exemplo, a densitometria óssea, que é realizada pela Ecomax e tem como objetivo definir a massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur, além de dar suporte no diagnóstico de possíveis doenças ósseas, como a osteoporose.

5 Exercícios recomendados na terceira idade

Levando em consideração todas as peculiaridades do organismo nessa fase da vida, algumas atividades físicas se destacam para a terceira idade. São elas:

1. Atividades na água

As atividades aquáticas como a hidroginástica e a natação são excelentes opções e para pessoas da terceira idade que desejam manter uma vida ativa. Estes esportes trazem grandes ganhos, como a melhora da frequência cardíaca, da função respiratória e o aumento da mobilidade, características essenciais para prevenir o envelhecimento. Além disso, a movimentação na água proporciona pouco ou nenhum impacto nas articulações, protegendo-as do desgaste que outras atividades podem ocasionar.

2. Dança

A dança também é considerada uma ótima sugestão de atividade física para a terceira idade. Ela ajuda a manter um bom condicionamento aeróbico e muscular, a consciência corporal e a coordenação motora. Tudo isso de forma leve e descontraída, já que muitos não consideram a dança algo maçante e cansativo.

Ao escolher esta modalidade, é importante também levar em consideração a escolha do local para a prática do exercício para que os profissionais envolvidos adaptem os passos às limitações físicas de cada aluno, garantindo todas as vantagens desta atividade sem causar lesões.

3. Musculação

Devido à alta intensidade da prática da musculação por pessoas mais jovens, a recomendação desse tipo de exercício para a terceira idade ainda causa um certo estranhamento para muitas pessoas. Mas, se praticada da forma correta, esta atividade pode trazer muitos benefícios para idosos. Isso porque após os 50 anos é natural que a pessoa perca força muscular e a prática da musculação trabalha justamente o desenvolvimento da massa magra, recuperando parte dessa força. Além disso, ela pode ajudar a aliviar dores causadas pela osteoporose, auxiliar na flexibilidade e dar suporte para as articulações.

4. Pilates

O Pilates ou outras atividades similares, como o alongamento, são algumas das modalidades mais indicadas para idosos. Isso porque a prática deste exercício traz vantagens relacionadas ao alinhamento postural e ao fortalecimento muscular, diminuindo a pressão entre as articulações, melhorando a mobilidade do corpo e ajudando na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

5. Caminhada

Para quem deseja uma sugestão de exercício de baixa intensidade, a caminhada diária pode ser uma excelente opção. Ela ajuda a aumentar o bem-estar e a disposição dos idosos que adotam esta prática na sua rotina. O hábito de caminhar alguns minutos por dia melhora a circulação e a respiração, funções essenciais para esta faixa etária. Para os dias mais frios, é possível também substituir a caminhada na rua por uma esteira, possibilitando que o hábito seja mantido mesmo sem sair de casa.

Diante de tantas opções, o importante é que o idoso escolha um exercício físico que goste e que o mantenha motivado para estar em movimento sempre, melhorando a sua qualidade de vida a longo prazo.

Leia também: Como os alimentos melhoram a imunidade do nosso corpo