Reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama: uma necessidade global

A taxa de mortalidade do câncer de mama já é muito menor nos dias de hoje, dependendo principalmente do estágio em que a doença é detectada. Quanto mais cedo, maiores as chances de sobrevivência. Porém, a diferença no sucesso do tratamento ainda é bem acentuada quando comparamos países desenvolvidos àqueles em desenvolvimento.

Com isso em vista, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou neste ano uma força-tarefa mundial chamada Iniciativa Global do Câncer de Mama. O objetivo é reduzir a mortalidade da doença 2,5% por ano até 2040. Com isso, seriam evitadas 2,5 milhões de mortes em todo o mundo.

Nos países desenvolvidos, as chances de sobrevivência ao câncer de mama após cinco anos do diagnóstico são de aproximadamente 80%. No entanto, em países menos desenvolvidos este número diminui consideravelmente, como por exemplo os 66% da Índia e os 40% da África do Sul.

A iniciativa se mostra urgente porque o câncer de mama tomou o lugar do câncer de pulmão como o tipo de câncer mais diagnosticado no mundo. Ele é responsável por uma a cada seis mortes por câncer em mulheres, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), publicada em dezembro de 2020.

Os três pilares da iniciativa

Os parceiros globais da OMS, especialistas e outras organizações serão orientados a mapear atividades, desenvolver modelos e trabalhar de forma multidisciplinar neste tópico. A Organização trabalha em conjunto com outras agências das Nações Unidas e demais organizações para orientar governos locais a fortalecer o sistema de diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Os três pilares que irão orientar a iniciativa são:

Promoção da saúde: envolve ações educativas sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e estratégias para a redução de riscos (como o combate à obesidade, limitações ao consumo de álcool e encorajar a amamentação). Além disso, esta frente pretende combater o estigma com a saúde das mamas, que ainda existe em várias partes do mundo.

Diagnóstico de câncer de mama em tempo hábil: o objetivo é reduzir o tempo entre a primeira interação da paciente com o serviço de saúde e o início do tratamento. Apesar de tumores nas mamas não mudarem em uma questão de dias ou semanas, as taxas de sobrevivência caem significativamente quando o atraso do início do tratamento é maior do que três meses. Em alguns países estes atrasos nas populações mais vulneráveis podem chegar a mais de um ano. Os serviços básicos de diagnóstico são viáveis em diversos cenários, desde que eles sejam bem-organizados e levem à consulta com um especialista em tempo hábil.

Tratamento abrangente e assistência em saúde: entende-se como tratamento abrangente aquele que inclua acesso a cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, bem como reabilitação e assistência às mulheres após tais tratamentos, incluindo serviços paliativos que reduzam dor e desconforto.

A Ecomax apoia iniciativas que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres que enfrentam o câncer de mama, como por exemplo a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Movimento Rosa, organizado pela Sociedade Catarinense de Mastologia, e iniciativas locais, como o projeto “Se Toque”. Através do diagnóstico em nossas clínicas, acompanhamos muitas destas histórias e nos empenhamos para promover um atendimento acolhedor e com laudos precisos. Combater o câncer de mama é uma missão de todos nós.

Leia também: Câncer de mama: Uma luta de pessoas reais