OMS destaca a importância dos profissionais da saúde

Os profissionais da saúde estão no centro da campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa é alavancada pelo Dia Mundial da Saúde, que ocorre em 7 de abril, e promovida ao longo de 2021. A escolha da OMS pelo destaque a estes profissionais é uma forma de reconhecer e agradecer por toda a dedicação no combate à pandemia de covid-19.

O tema da campanha é “Proteger. Investir. Juntos.”, que chama a atenção para a necessidade de investir nos trabalhadores da área da saúde, em prol dos serviços da área, dos empregos, das oportunidades econômicas e da igualdade. A iniciativa da OMS envolve convocar pessoas e governantes de todo o mundo para garantir que estes profissionais contem com apoio, proteção, motivação e equipamentos para que possam entregar serviços de saúde de qualidade não somente durante a pandemia, mas em todos os momentos.

Objetivos da OMS em relação aos profissionais da saúde

O órgão tem cinco objetivos principais com a campanha de 2021:

– Garantir que os profissionais de saúde e assistência em todo o mundo sejam priorizados na vacinação contra covid-19;

– Reconhecer e prestar respeito a todos os profissionais de assistência de saúde que perderam suas vidas durante a pandemia;

– Mobilizar países, comitês, iniciativas e parceiros internacionais para proteger e investir nos profissionais de assistência em saúde com o intuito de alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável e a recuperação da pandemia;

– Envolver países e acionistas relevantes em um diálogo e iniciativas sólidas para a proteção dos direitos dos profissionais a saúde, de ambientes de trabalho e ambientes clínicos decentes.

– Unir comunidades, influenciadores, apoio político e social em solidariedade, defesa e cuidado com os profissionais da saúde.

As mensagens que movem a campanha

Com o slogan “Proteger. Investir. Juntos.”, a Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a urgência da necessidade dos investimentos nos profissionais de saúde de todo o mundo:

Proteger os profissionais de assistência em saúde: partindo do princípio de que foram estes trabalhadores que protegeram as pessoas durante a pandemia, eles também precisam de amparo da sociedade, principalmente no que diz respeito à inovação nos tratamentos, vacinas e no combate da pandemia de forma geral.

Investir nas pessoas que investem em nós: o mundo enfrenta a escassez de profissionais da saúde. Por isso, é necessário o investimento em educação, empregos e condições decentes de trabalho para que todos possam contar com cobertura de assistência em saúde. Globalmente, 70% dos profissionais da área são mulheres, predominantemente nas áreas de enfermagem e de cuidados com pacientes, chamando a atenção para a necessidade de iguais condições de trabalho entre gêneros.

Juntos podemos fazer acontecer: todas as pessoas têm um papel a desempenhar para garantir que estes profissionais sejam apoiados, protegidos, motivados e equipados para promover serviços de saúde seguros sempre, não apenas durante a pandemia.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse a página oficial da OMS (em inglês).

Leia também: Segurança em exames de imagens