Sinais de alerta para o câncer de mama

O Outubro Rosa traz consigo o foco na prevenção de doenças femininas, em especial o câncer de mama. Mesmo que ela acometa em sua larga maioria as mulheres, é importante ressaltar que os homens também são suscetíveis aos riscos deste tipo de câncer. Por isso, e levando sua alta incidência em consideração, é fundamental que todos estejam atentos aos sinais de alerta para o câncer de mama, uma vez que a detecção no estágio inicial faz toda a diferença para o controle favorável da doença, podendo chegar a mais de 95% de cura se diagnosticado e tratado precocemente.

Muitos casos de câncer de mama são descobertos pelos próprios pacientes casualmente, logo, conhecer o próprio corpo é o que torna possível reconhecer anormalidades suspeitas. Existem alguns indícios que podem sugerir a presença da doença, portanto fique atento:

1. Nódulo palpável

Quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, na maioria das vezes se apresenta como um pequeno caroço interno na mama, axilas e/ou pescoço, podendo ser dolorido ou não.

2. Pele com aspecto enrugado

O tumor pode causar a retração da pele e do mamilo, dando um aspecto enrugado à região das mamas, semelhante à casca de uma laranja.

3. Secreção no mamilo

Algumas secreções mamárias são normais, no entanto, é importante atentar-se para a saída de líquido aquoso ou de sangue pelo mamilo. Se houver dúvida quanto ao aspecto e cor da secreção, a mulher pode fazer um teste colocando um lenço branco no mamilo.

4. Vermelhidão da pele da mama

A alteração na coloração da mama para um tom avermelhado, acompanhada ou não de sensação de calor na pele dos seios, pode ser um indício do câncer de mama.

5. Inversão do mamilo

O mamilo é considerado invertido quando se encontra abaixo da linha da pele, voltando-se para dentro da mama. Caso essa alteração aconteça em um mamilo normal, pode representar uma infecção, como a mastite, ou mesmo o câncer.

6. Inchaço da mama

O inchaço nas mamas pode acontecer quando o ciclo menstrual está próximo, por exemplo. Entretanto, inchaços fora desse período, em apenas uma das mamas ou também na região da clavícula e axila podem estar relacionados ao câncer de mama.

7. Dor local

A dor nos seios é comum no período anterior à menstruação, porém deve ser investigada quando for constante e considerada moderada ou intensa pela mulher. Caso a dor piore ao respirar ou ao movimentar os braços é fundamental procurar orientação clínica.

O que fazer após a suspeita de câncer de mama

Caso identifique um destes sinais de alerta ou mais, lembre-se de investigar o quanto antes junto ao seu médico, para que sejam realizados exames específicos a fim de diagnosticar o câncer de mama ou desconsiderar a suspeita.

Um dos exames mais utilizados e eficientes na detecção da doença é a mamografia, que se utiliza de um sistema de raios X de baixa dose para examinar as mamas. Hoje é possível contar inclusive com a mamografia digital, que transforma a radiação incidente em imagem digital, fornecendo maior resolução e clareza de detalhes.

A Ecomax é especializada em diagnóstico de imagem e reconhece a importância do cuidado com a saúde feminina. Por isso, disponibiliza locais para atendimento exclusivo de pacientes mulheres, como a Ecomax Mulher, onde é possível realizar os principais exames, como mamografia digital, mamotomia e tomossíntese.

Com um resultado rápido e detalhado, o médico terá as informações que necessita para avaliar e direcionar ao tratamento adequado em cada caso, que pode contemplar cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

O corpo fala: saiba ouvi-lo e atente-se a todos os sinais que ele dá.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de câncer de mama