Conheça os diferentes tipos de câncer de mama

O câncer de mama é o mais frequente em mulheres, após o câncer de pele não-melanoma, correspondendo a 24,2% dos casos de câncer no público feminino, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Existem diferentes tipos de câncer de mama, com comportamentos diferentes: alguns mais indolentes e outros mais agressivos.

Para este ano, o Inca estima cerca de 66.280 novos casos no Brasil. São quase 70 mil vidas e famílias afetadas de maneira única pela doença. Embora na prática todos sejam chamados de câncer de mama, essa é uma doença heterogênea e, assim como a doença se manifesta de diferentes maneiras, existem diferentes tipos de tratamento.

O tipo do câncer de mama é determinado pelas células específicas da mama afetada. Na maioria dos casos de câncer de mama, são tumores que começam nas células que revestem o ducto mamário ou lóbulos mamários (unidades produtoras de leite).

Principais tipos de câncer de mama e suas características

Carcinoma ductal in situ: cerca de 20% dos casos de câncer de mama são deste tipo, segundo a American Cancer Society. As células cancerígenas não invadiram a membrana basal subepitelial e a chance de metástase é mínima. É um tipo de câncer com uma taxa de cura bastante alta, é o estágio mais inicial da doença. No entanto, se não for tratado, pode evoluir para a forma invasiva.

Carcinoma ductal invasivo: as células cancerígenas atravessaram a membrana basal subepitelial, tendo assim maior comprometimento local e risco de disseminação da doença. Ele pode se espalhar para outras partes do corpo por meio da metástase através do sistema linfático e/ou da circulação sanguínea. Esse é o tipo mais comum de câncer de mama, respondendo por 70% dos casos.

Carcinoma lobular invasivo: tem origem nas células que revestem os lóbulos mamários. Tem detecção por vezes mais difícil e corresponde a cerca de 10% dos casos de câncer de mama.

Tipos especiais e raros de câncer de mama

Alguns casos de câncer de mama são ainda subdivididos por características clínicas ou patológicas específicas, por exemplo:

Carcinoma Inflamatório da Mama: é um tipo incomum de carcinoma ductal invasivo, corresponde a cerca de1% dos casos. Tem características específicas, associado a importante comprometimento cutâneo e sinais que simulam inflamação.

Doença de Paget: também é um tipo incomum de carcinoma ductal, invasivo ou in situ. Sua principal característica é o comprometimento dos mamilos, com pequenas (ou grandes) feridas, dor, sensibilidade e coceira.

Alguns tipos mais raros de câncer, que não tem origem nas células epiteliais, também comprometem a mama, dentre eles:

Angiossarcoma: sarcomas de mama são raros. O angiosarcoma começa nas células que revestem os vasos sanguíneos ou linfáticos

Tumor filoide maligno: este tipo de tumor é raro e se desenvolve no tecido conjuntivo mamário, o componente que dá sustentação às glândulas mamárias. Em sua maioria, os tumores filoides são da variante benigna.

Não existe ainda uma forma definida de prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce, contudo, aumenta significativamente as chances de cura. Esteja atenta à sua saúde, aos sinais do seu corpo e realize consultas periódicas com o médico.

A Ecomax conta com médicos radiologistas especialistas em mama e o que há de mais moderno em tecnologia no Diagnóstico por Imagem, além de uma unidade dedicada exclusivamente à saúde da mulher, formada por uma equipe completamente feminina.

Ame-se. Cuide-se. Realize seus exames regularmente e conte com a equipe Ecomax.

Leia também: Tomossíntese mamária e mamografia