Linfomas e câncer de mama: Conscientizar é o melhor caminho

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, 15 de setembro, levanta o debate sobre a importância de entender sintomas, diagnóstico precoce e tratamentos dessa forma cada vez mais comum de câncer. Compreender a relação entre linfomas e câncer de mama também é uma maneira de se prevenir quanto ao diagnóstico precoce, que pode melhorar as chances de sucesso do tratamento.

Assim como o câncer da mama, os linfomas também podem atingir os linfonodos localizados na mama, mesmo tendo incidências e origens diferentes.

O que são linfonodos nas mamas?

Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, têm a importante missão de auxiliar na defesa do organismo, além de serem os responsáveis por produzir e transportar os glóbulos brancos. Vale lembrar que esses glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e contribuem com o sistema imunológico do organismo. Em alguns casos, os linfonodos podem ter relação com o   linfoma e o câncer de mama.

Qual a diferença entre linfomas e câncer de mama?

O linfoma e o câncer de mama têm sintomas, diagnósticos e tratamentos diferentes, embora ambos possam atingir os linfonodos das mamas. Nos dois casos, é fundamental para o sucesso do tratamento dos pacientes que a doença seja identificada em seu estágio inicial.

O linfoma se desenvolve no próprio sistema linfático e compromete os linfonodos do corpo. Isso ocorre a partir de uma mutação de célula saudável do sistema linfático que começa a se multiplicar de forma descontrolada. 

Já no caso do câncer de mama, as células cancerosas são propagadas a partir dos vasos linfáticos ali localizados. Quando elas chegam aos gânglios axilares, podem comprometê-los e aumentar a chance de metástase.

Linfoma associado à prótese de silicone

O linfoma relacionado a próteses mamarias foi tema do Simpósio de Medicina Diagnóstica em Foco, realizado pela Ecomax em parceria com o Cipac Diagnósticos em março de 2022. O evento, transmitido pelo YouTube, contou com a presença de sete especialistas da área da medicina e abordou a relação entre implantes mamários e o desenvolvimento de linfomas nas mamas. Você pode conferir os detalhes desse Simpósio aqui.

Aprenda a identificar sinais e sintomas

É a partir do autoexame que a mulher aprende a conhecer e cuidar do seu próprio corpo. A partir do toque da própria mama, é possível identificar qualquer variação visível. A mulher deve ficar atenta a todo e qualquer sinal de alteração. Nódulo palpáveis, retração de pele e saída espontânea de secreção do mamilo são sinais de alerta e devem ser investigados.

Vale lembrar que o autoexame não identifica nódulos imperceptíveis ao toque, portanto, ele não substitui o exame clínico das mamas, que deve ser realizado por um médico ginecologista regularmente. A Ecomax disponibiliza exames de imagem capazes de auxiliar no diagnóstico precoce da doença, como mamografia, ultrassonografia de mamas e ressonância magnética. Além disso, contamos com a unidade Ecomax Mulher, dedicada exclusivamente a pacientes do sexo feminino.

Quando detectados em seu estágio inicial, tanto o câncer de mama como o linfoma de mama apresentam tratamentos com resultados positivos e menos agressivos, além de terem alto potencial de cura, considerando os tratamentos que hoje são disponibilizados aos pacientes.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de câncer de mama