Artrite: Saiba o que é, sintomas e a importância do diagnóstico assertivo

Conhecida como uma inflamação nas articulações, a artrite é, na verdade, um termo utilizado para fazer referência a várias patologias e não a uma condição específica. Estima-se que existam pelo menos uma centena de doenças que podem ser classificadas como artrite.

Mesmo sendo mais frequente em pessoas idosas, a artrite também pode se manifestar em pacientes de qualquer idade, tanto homens como mulheres. Em alguns casos, as pessoas começam a desenvolver bem cedo problemas em suas articulações.

Além do envelhecimento, a artrite também pode se manifestar por consequência de alterações imunológicas, infecções ou traumas. E, assim como a sua origem, a forma como uma doença articular se manifesta também pode variar de acordo com cada pessoa, apresentando sintomas crônicos ou transitórios, que podem variar de leves a graves.

Embora a artrite ainda não tenha cura, seu diagnóstico assertivo contribuiu para a redução dos sintomas, proporcionando qualidade de vida.

O que é artrite?

Artrite é o nome dado a um processo inflamatório nas articulações. Ela pode se manifestar em apenas uma ou em várias articulações, tais como cotovelos, ombros, tornozelos e joelhos.      

Em alguns casos, a artrite pode causar o enfraquecimento e a deformação da articulação afetada, prejudicando o seu funcionamento, muitas vezes de maneira progressiva e irreversível.

Quais os principais sintomas da artrite?

Os principais sintomas da artrite são dor, inflamação ou lesão e rigidez nas articulações. A artrite pode causar ainda uma limitação nos movimentos, inchaço, vermelhidão, edema e calor. Em alguns pacientes esses sintomas podem vir acompanhados da perda de peso, febre e outras lesões sistêmicas.

Confira os sintomas mais comuns da artrite:

– Dor e inchaço nas articulações;

– Redução na flexibilidade das articulações;

– Vermelhidão da pele e aquecimento ao redor da articulação;

– Rigidez, especialmente pela manhã.

O que pode causar artrite?

A artrite pode ter várias causas, a mais comum entre os pacientes é o desgaste natural das articulações. Mas fatores como excesso de peso, alimentação, consumo de bebida alcoólica ou alteração no sistema imune podem desencadear o surgimento da doença. A idade avançada do paciente, o uso demasiado ou errôneo da articulação e um traumatismo podem ser fatores de risco para o surgimento da artrite.

Classificação da artrite

As disfunções articulares são classificadas em grupos de acordo com a sua origem. Assim, é possível determinar os sintomas o seu prognóstico.

Atrite degenerativa: ocorre o desgaste da cartilagem, expondo os ossos a um contato direto. Gera dor constante, inflamação local, inchaço da região afetada e rigidez. Pode ocorrer o desenvolvimento de calos ósseos em estágios mais avançados. Está ligada à hereditariedade, ao excesso de peso e à idade.

Artrite inflamatória: o sistema imunológico ataca erroneamente as articulações, provocando uma inflamação descontrolada e erosão articular. Pode ser desencadeada tanto por fatores genéticos quanto ambientais.

Artrite infecciosa: é a formamais rara, ocasionada pela ação de bactérias, vírus ou fungos nas articulações. Ocorre infecção no líquido e no tecido articular.

Artrite metabólica: níveis elevados de ácido úrico no sangue podem gerar acúmulo na articulação. O ácido úrico forma cristais em formato de agulha que provocam picos repentinos de dor. Quando ele não retorna ao nível ideal rapidamente, a condição se torna crônica.

Como é feito o diagnóstico

Mesmo sem uma maneira para prevenir o seu surgimento, um diagnóstico precoce contribuiu para a diminuição dos danos causados às articulações. Após a análise clínica, o médico pode solicitar ainda exames complementares de sangue e exames de imagem.

Nestes casos, o raio-X digital, o ultrassom e a ressonância magnética ajudam a identificar deformações e danos estruturais nas articulações. Referência em diagnóstico por imagem, a Ecomax investe em equipamentos de ponta e, principalmente, em um time de profissionais especializados para garantir segurança e conforto a cada paciente.

Com um resultado rápido e detalhado das articulações, o médico terá as informações que precisa para um diagnóstico e direcionamento ao tratamento adequado em cada caso.

Leia também: Como a atividade física ajuda a aliviar dores nas articulações