Ressonância magnética de próstata para detecção do câncer

Manter alguns cuidados com a saúde masculina deve ser um hábito contínuo, inserido na rotina ao longo de todo o ano. Neste sentido, é recomendável realizar exames que possam detectar precocemente doenças, como a ressonância magnética de próstata, que serve para complementar e melhorar avaliações de lesões suspeitas.

Hoje, a ressonância aliada ao estudo multiparamétrico é o exame com maior potencial de detecção de neoplasia maligna de próstata, pois combina diversos critérios, como formato, consistência e vascularização para diagnosticar a doença e auxiliar na escolha do melhor tratamento.

Como funciona a ressonância magnética de próstata?

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza um potente campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens, neste caso, da próstata. Além de ser um dos métodos mais completos de diagnóstico, é totalmente indolor, não invasivo e que não utiliza radiação.

Durante o exame, o indivíduo se deita sobre a maca que é deslocada para dentro do tubo onde o campo magnético atua. Lá, ele permanece imóvel enquanto o equipamento realiza as sequências do estudo, produzindo alguns sons típicos do seu funcionamento, abafados por fones de ouvido. O profissional que conduz o procedimento dá instruções ao paciente durante o exame, período em que será observado através de uma janela especial. O paciente que desejar se comunicar com a sala de comando pode fazê-lo apertando uma campainha disponibilizada pela equipe de enfermagem. A ressonância magnética de próstata tem duração variável, podendo levar em média 30 minutos.

As imagens resultantes do procedimento de ressonância magnética são processadas e posteriormente avaliadas por um médico radiologista, que produzirá um relatório. Na Ecomax, essas imagens são disponibilizadas na íntegra no Portal On-line logo após a finalização do exame, primeiramente para o médico solicitante (mediante cadastro prévio), e após o laudo finalizado (em prazo informado pela equipe técnica), para o paciente.

Preparo para a realização da ressonância magnética de próstata:

Para a realização do exame nas unidades da Ecomax, recomenda-se seguir algumas orientações:

1. Chegada com antecedência:

É necessário estar no local do exame 30 minutos antes do procedimento, a fim de agilizar o processo, que inclui registro de entrada do paciente, triagem e troca de roupa.

2. Cuidados com a alimentação:

Aconselha-se adotar uma dieta leve no dia anterior ao exame, e estar em jejum por 4 horas antes do procedimento, sendo permitido ingerir pouca água em caso de medicações.

3. Limpeza do final do reto e esvaziamento da bexiga:

A aplicação de medicamento via retal com objetivo de limpar a região onde será realizado o exame é importante. No entanto, em pacientes com Doença de Crohn ou fístula anal, este preparo deve ser evitado.

4. Apresentação de documentos:

No dia e horário marcados, é fundamental levar o pedido médico original, documentação pessoal e de convênio médico, além de exames relevantes anteriores, como o de PSA, por exemplo.

5. Proibido o uso de produtos para o corpo:

Hidratantes e óleos, protetor solar e produtos sem enxágue para cabelo são alguns dos itens que não podem ser aplicados pelo paciente no dia do procedimento.

Existem restrições para a realização do exame?

Apesar de ser segura e não invasiva, a ressonância magnética de próstata possui alguns fatores limitantes para a sua realização. É fundamental que os pacientes informem a presença de marca-passo cardíaco, implantes cocleares, aparelhos oculares, próteses, expansores mamários, aparelho ortodôntico, clipes, implantes ou quaisquer objetos metálicos no corpo.

Em casos de ansiedade ou outra limitação, o paciente pode solicitar que um acompanhante esteja em sala durante o exame, e inclusive pode utilizar medicamentos ansiolíticos ou calmantes antes do início do procedimento. Nos casos de claustrofobia – medo de permanecer em espaços fechados – ou outras restrições físicas ou psicológicas, é possível passar pela ressonância magnética sob efeito de anestesia.

A Ecomax realiza este exame nas unidades Bom Retiro e Norte Shopping em Blumenau, em Florianópolis na unidade Largo São Sebastião e em Brusque na unidade Matriz, anexa ao Hospital e Maternidade Imigrantes. Além de investir em equipamentos modernos cuja tecnologia auxilia na agilidade e precisão dos resultados, disponibilizamos o atendimento humanizado de nossa equipe, que cuida de cada indivíduo com toda a atenção, sempre pensando em seu conforto e segurança.

Leia também: Principais exames de rotina para homens