Principais exames de rotina para homens

Homens são um público resistente quando o assunto envolve cuidados preventivos com a saúde. Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que 31% deles não têm o hábito de fazer exames de rotina para homens e 50% apenas vão ao médico quando apresentam sintomas avançados, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem.

Se por um lado fatores socioculturais se mostram como um obstáculo para estes cuidados, por outro, a saúde masculina exige atenção. A maioria das doenças pode ser evitada, controlada ou apresenta maiores chances de cura quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico. Cuidados preventivos, que incluem visitas ao médico e exames de rotina, não apenas afastam tais doenças, mas contribuem para que homens vivam com mais qualidade de vida.

Veja a seguir quais são os principais exames de rotina para homens ao longo da fase adulta e quando eles são recomendados:

Antes dos 20 anos

Autoexame de testículos: assim como as mulheres são aconselhadas a realizar o autoexame das mamas, os homens devem iniciar o autoexame dos testículos a partir dos 15 anos de idade. Eles devem ficar atentos a alterações na região, como nódulos, veias protuberantes ou crescimento anormal do testículo.

Exames de rotina comuns: nesta fase já devem ser iniciados alguns exames de rotina, coletados por sangue ou urina, por exemplo, como hemograma. Dependendo do histórico familiar ou estilo de vida podem ser recomendados exames de colesterol e glicemia.

A partir dos 20 anos

Níveis de colesterol: os homens que apresentem taxas elevadas de colesterol no sangue possuem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Por isso, a partir dos 20 anos é recomendado que eles realizem este exame periodicamente, a partir de uma amostra de sangue.

Teste de glicemia: o Brasil é um país com níveis alarmantes de diabetes, e a melhor forma de detectá-lo é por meio da avaliação dos níveis de glicemia no sangue. O teste é recomendado periodicamente a partir dos 20 anos, principalmente para aqueles que já possuem histórico familiar da doença.

Função renal: as alterações na função renal podem ser identificadas através da avaliação dos níveis de creatinina e ureia. A creatinina pode ser dosada a partir de um exame de sangue, enquanto a ureia é analisada a partir de uma amostra de urina. Taxas elevadas em quaisquer destes parâmetros podem indicar alguma doença nos rins.

Função hepática: este exame identifica a presença das enzimas Alanino Aminotransferase (TGP) e Aspartato Aminotransferase (TGO) na corrente sanguínea. Níveis elevados podem indicar a presença de lesão no fígado.

DSTs: com o início da vida sexual masculina (que pode ocorrer antes dos 20 anos), é recomendado que seja feito um rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV e hepatite C, que podem permanecer no organismo por muito tempo sem apresentar sintomas.

A partir dos 30 anos

Exames cardiovasculares: além de todos os exames já citados nas faixas etárias anteriores, homens devem reforçar os cuidados com a saúde cardiovascular, principalmente a partir dos 35 anos. Estes cuidados adicionais incluem avaliações como eletrocardiograma, testes ergométricos, aferição da pressão arterial, entre outros.

A partir dos 40 anos

Dosagem de testosterona: por volta dos 40 anos há uma redução natural e gradual dos níveis de testosterona em homens, configurando a andropausa. Ela pode vir acompanhada de alterações físicas e emocionais, como redução da libido, disfunção erétil e perda de densidade óssea, por exemplo. O exame permite avaliar se há esta redução e, dependendo do caso, se é indicada a reposição hormonal.

Ultrassom das carótidas: este exame é importante para avaliar o fluxo se sangue e buscar o aparecimento de endurecimento, coágulos e oclusões nas artérias. A ultrassonografia das carótidas ajuda a indicar se o homem apresenta risco de sofrer um derrame. Pacientes com histórico familiar de doenças cardíacas ou circulatórias devem realizar outros testes, como o raio-X de tórax, ultrassom do coração ou tomografia computadorizada.

A partir dos 50 anos

Colonoscopia: nesta fase da vida é importante tomar medidas preventivas em relação ao câncer de reto e intestino grosso, além de outras doenças que afetam o órgão. A colonoscopia é o exame mais indicado, proporcionando uma avaliação por imagem da mucosa intestinal, feita com o auxílio de um pequeno tubo ótico que é introduzido no reto.

Exames de próstata: na prevenção ao câncer de próstata há três exames principais: toque retal, ultrassom e o PSA, obtido a partir de uma amostra de sangue. A indicação de qual exame é o mais adequado ao paciente será feita pelo médico urologista, por isso é importante que a partir dos 50 anos os homens mantenham uma rotina anual de consultas.

Os cuidados com a saúde do homem devem acompanhá-lo ao longo da vida. As recomendações das idades e dos exames são genéricas, a partir de órgãos e entidades de saúde, mas situações particulares como histórico familiar, sintomas e estilo de vida podem antecipar alguns destes cuidados ou exigir exames mais avançados, como os de imagem. Não deixe a sua saúde para amanhã, o cuidado com ela começa hoje!

Leia também: 3 Principais ameaças à saúde do homem