3 Principais ameaças à saúde do homem

Para falarmos em medidas para proteger a saúde masculina, em primeiro lugar é preciso entender quais são as principais ameaças à saúde do homem. Mais suscetíveis a mortes violentas, eles costumam se atentar menos ao próprio bem-estar físico e psicológico, realizando menos consultas e exames médicos do que as mulheres.

Com um estilo de vida considerado mais ousado, impulsivo e até mesmo inconsequente, os homens estão mais suscetíveis a sofrer acidentes de trânsito e ser vítimas da violência urbana, por exemplo. Porém, algumas escolhas de estilo de vida os colocam na mira de três principais ameaças a sua saúde: doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer.

 1. Doenças cardiovasculares

De forma geral, as doenças cardiovasculares são líderes em números de morte no mundo. No Brasil, elas respondem por quase 30% dos óbitos. Os homens são três vezes mais suscetíveis a este tipo de doença, apontada como a principal causa de morte não-violenta do sexo masculino no Brasil.

Especialistas apontam que os homens, além de estarem menos atentos à própria saúde, expõem-se mais ao tabagismo, ao sobrepeso e à pressão alta. Além disso, eles têm mais dificuldade em lidar com a própria saúde mental e com o estresse da vida moderna.

Não apenas os fatores relacionados ao estilo de vida colocam os homens como principal alvo de doenças cardiovasculares, há questões fisiológicas em jogo também. Os hormônios femininos liberados durante a idade fértil das mulheres as protegem deste tipo de enfermidades. A incidência de doença coronariana nas mulheres costuma ser de um terço do volume observado em homens – porém, por volta dos 70 anos este índice tende a se igualar.

Dentre as principais doenças cardiovasculares observadas em homens destacam-se: hipertensão, infarto agudo do miocárdio, angina, doenças nas válvulas cardíacas e arritmias.

 2. Doenças respiratórias

O tabagismo é um dos principais fatores que leva os homens a serem maioria quando o assunto envolve doenças respiratórias. O cigarro contribui para a maior incidência de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e de alguns tipos de câncer, como de pulmão, boca, laringe, esôfago e bexiga.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo responde por 6% das mortes entre mulheres e 12% entre homens. Cerca de 18% dos homens apresentam alguma doença pulmonar, contra 14% das mulheres.

 3. Câncer

O cigarro também tem relação com vários tipos de câncer que acometem mais homens do que mulheres, conforme citado no item anterior. Além destes tipos, o câncer de próstata também é uma ameaça que deve ser observada com atenção pelos homens. Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do de pele não-melanoma, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A estimativa do Inca para novos casos em 2020 é de 65.840. Em 2018 foram registradas mais de 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata. Ele é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo acontecem pacientes a partir dos 65 anos.

Além da idade, são fatores de risco para o câncer de próstata: casos da doença em familiares, excesso de gordura corporal e exposição a alguns compostos químicos. Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas podem reduzir as chances de desenvolvimento da doença, porém, não há uma forma 100% eficaz de se evitar este ou qualquer outro tipo de câncer.

A conclusão que fica é a de que homens devem começar a olhar para a própria saúde com mais atenção a fim de evitar o surgimento destas três ameaças. Isso envolve a manutenção de um estilo de vida mais saudável e consultas periódicas no médico.

Leia também: Por que a saúde do homem merece mais atenção