Câncer e Covid-19: Tire suas dúvidas

Você sabe qual a relação de câncer e Covid-19? A pandemia do novo coronavírus ainda é muito recente e desperta dúvidas e investigações por parte da comunidade médica, além de insegurança nos pacientes. Com tantas informações desencontradas na internet e em aplicativos de mensagens, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) respondeu a algumas das principais dúvidas da população quanto à relação das duas doenças.

Um dado preocupante observado durante a pandemia foi a queda nos números de exames preventivos e até mesmo de tratamentos interrompidos. O novo coronavírus é um agente perigoso e que deve ser evitado, porém, o câncer é uma doença séria e que tem as maiores chances de recuperação quando tratado prontamente. Adiar um diagnóstico ou o tratamento pode ser fatal para o paciente.

Perguntas e respostas sobre câncer e Covid-19

Selecionamos as principais dúvidas sobre a relação do câncer com a Covid-19 para que os pacientes possam pontuar suas decisões de forma segura para protegerem a própria saúde:

Pacientes com câncer são grupo de risco para a Covid-19?

Desde o início da pandemia muito se fala em grupos de risco, que devem ser preservados de um possível contato com o vírus. Em primeiro lugar é preciso esclarecer que neste caso o grupo de risco não diz respeito à contaminação, e sim à manifestação mais grave dos sintomas, que pode levar a internação e morte.

Pessoas com câncer são consideradas grupo de risco, ao lado de idosos, portadores de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, assim como aquelas com imunidade baixa. Incluem-se nesta lista, portanto, os pacientes de câncer que estejam em tratamentos de quimioterapia, radioterapia, que tenham feito cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de medicamentos imunossupressores.

Como os pacientes de câncer podem se proteger da Covid-19?

Em primeiro lugar, o paciente não deve parar o seu tratamento por conta própria, seja quimioterapia ou uma cirurgia. Qualquer decisão neste sentido deve ser tomada em conjunto com a equipe de saúde e com o médico que indicou o tratamento.

Além deste cuidado específico, pacientes com câncer devem tomar os mesmos cuidados que as demais pessoas e com muito mais atenção, como os demais indivíduos considerados grupo de risco. Isso inclui ficar em casa sempre que for possível, manter o distanciamento nas vezes em que for imprescindível sair, lavar as mãos frequentemente e metodicamente, utilizar máscara quando estiver na presença de outras pessoas, cumprimentar a distância, evitar contato com pessoas com sintomas respiratórios, não compartilhar objetos de uso pessoal e higienizar objetos e superfícies utilizadas com frequência.

Posso adiar exames ou o tratamento durante a pandemia?

A orientação geral é de que os tratamentos devem ser mantidos. Quanto aos exames, dependendo da situação pode haver adiamento. Em todos os casos, é imprescindível conversar com o seu médico e com a equipe de saúde que o está acompanhando. Toda decisão quanto a isso deve ser tomada em conjunto.

Quais cuidados devo tomar nos dias de tratamento, consulta ou exames?

O Inca recomenda alguns cuidados para pacientes com câncer em seus atendimentos médicos:

– Ter somente um acompanhante, preferencialmente que não seja de grupo de risco;

– Manter o distanciamento mínimo de 1,5m das pessoas, inclusive da equipe médica;

– Não ficar próximo a outros pacientes;

– Evitar circular pelo hospital;

– Não permanecer no local de tratamento por mais tempo do que o necessário;

– Seguir as recomendações de proteção, distanciamento e higiene mencionadas acima.

Sou um paciente com câncer e estou com sintomas de gripe. Posso ir ao local de tratamento durante a pandemia?

Caso você apresente sintomas como tosse, febre, dor de cabeça ou dor de garganta, entre em contato com o seu serviço de saúde e siga as recomendações deles. Caso você apresente sintomas mais fortes, como febre alta ou dificuldade de respirar, procure uma unidade de saúde o quanto antes, principalmente se estiver em tratamento com quimioterapia ou medicamentos imunossupressores.

O que familiares ou cuidadores de pacientes de câncer em tratamento devem fazer durante a pandemia de Covid-19?

Pessoas que moram com um paciente em tratamento de câncer deve estar muito atento às recomendações de prevenção dos órgãos de saúde. Além das orientações já citadas em respostas anteriores, estas pessoas devem adotar alguns cuidados específicos:

– Cuidar da higiene da casa, com desinfecção de superfícies, celulares, controles remotos, maçanetas, interruptores etc.);

– Higienizar as compras antes de serem guardadas;

– Tirar os calçados antes de entrar em casa e, se possível, deixá-los do lado de fora;

– Trocar de roupa, lavar bem as mãos ou tomar banho antes de ter contato com o paciente;

– Deixar bolsas, carteiras, chaves e demais itens vindos da rua próximos à entrada.

Caso o cuidador apresente sintomas de gripe, deverá buscar junto a familiares ou amigos um novo lugar para ficar em quarentena ou, então, um local seguro para abrigar o paciente durante este período. Se isso não for possível, o cuidador deve ficar isolado em um cômodo da casa, sem contato com o paciente em tratamento de câncer.

Para a realização de exames de imagem, a Ecomax está adotando medidas de segurança, higiene e distanciamento que minimizam as chances de contágio pelo novo coronavírus. Desta forma, nossos pacientes podem manter em dia seus exames de forma segura.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre Covid-19 e gestação