Tire suas dúvidas sobre sinusite e rinite

Por terem nomes parecidos e relação com as vias respiratórias, muitas pessoas acabam confundindo sinusite e rinite no dia a dia. Porém, as doenças possuem sintomas e fatores causadores diferentes e, por este motivo, é de extrema importância saber diagnosticar corretamente para que o tratamento e os cuidados sejam direcionados para melhorar tal enfermidade e contribuir com a nossa qualidade de vida e, principalmente, respiratória.

Confira a seguir algumas dúvidas comuns sobre a sinusite e a rinite:

O que é a sinusite e quais os seus sintomas?

Em linhas gerais, a sinusite ocorre quando há uma inflamação da mucosa dos seios da face, que são as cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Esta inflamação ocasiona uma obstrução dessas cavidades e o acúmulo de muco nesta região causa, consequentemente, a sinusite.

É comum que a sinusite ocorra durante as crises de gripe, mas também pode se fazer presente quando bactérias se proliferam nas secreções nasais, decorrentes do acúmulo de muco. Os sintomas mais frequentes da sinusite são:

  • Dor de cabeça e garganta;
  • Congestão nasal;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse e espirros;
  • Inchaço e dor na região dos olhos.

Após o tratamento adequado, os sintomas devem desaparecer em menos de quatro semanas, porém, quando as crises de sinusite se tornam muito comuns e intensas, a doença pode estar em fase aguda ou crônica, quando os sintomas podem persistir por mais de doze semanas e, para sua cura, é necessário um tratamento mais dedicado.

O que é a rinite e quais os seus sintomas?

A rinite também se trata de uma inflamação, mas desta vez especificamente na mucosa do nariz. Ela pode se apresentar de duas formas: alérgica e não alérgica. O tipo alérgico está mais relacionado a fatores hereditários e quando o indivíduo entra em contato com algum agente alergênico como, por exemplo, poeira, mofo, pelo de animais e pólen. Já a rinite não alérgica é ocasionada por fatores diferentes ligados a alguns tipos de vírus e bactérias e, normalmente, está associada a gripes e resfriados. Os sintomas mais comuns da rinite são:

  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Tosse e espirros;
  • Coceira na garganta e no nariz.

Quais as principais diferenças entre sinusite e rinite?

Embora você possa perceber sintomas em comum entre a rinite e a sinusite, há uma distinção considerável entre elas. Para perceber de forma inicial se você está com rinite ou sinusite, é indicado prestar atenção na coloração da secreção nasal. A secreção em casos de sinusite possui um tom esverdeado ou amarelado e um aspecto mais denso. Já em casos de rinite, esta secreção tende a ser mais transparente.

Quando falamos de outros sinais, é também recomendado atentar-se ao principal sintoma de cada uma das doenças. Para a rinite, o principal sintoma são os espirros constantes, já o da sinusite é o entupimento das vias nasais.

Como é feito o diagnóstico de sinusite?

O diagnóstico da sinusite é clínico, feito pelo médico em consulta. Para dar suporte e torná-lo mais rápido, podem ser realizados alguns exames, até mesmo de diagnóstico por imagem. O exame mais indicado para diagnosticar a sinusite ou uma rinossinusite é o raio-X dos seios da face, capaz de identificar inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

A tomografia computadorizada também pode ser solicitada no caso de sinusite para ocorrências fora do comum e quando há suspeita de condições associadas que justifiquem uma intervenção cirúrgica.

Como prevenir a sinusite e a rinite?

Em alguns casos as doenças podem ocorrer juntas e, por isso, a rinite pode provocar crises de sinusite. Além disso, como ambas possuem ligação direta com o sistema respiratório, a prevenção da rinite e da sinusite se dá de formas semelhantes. Confira como é possível preveni-las:

  • Manter o ambiente, seja ele casa ou trabalho, limpo e bem ventilado;
  • Caso tenha animais de estimação, mantê-los limpos e com os pelos tosados quando possível;
  • Evitar contato com mofo, poeiras e afins ou, quando não for possível, utilizar máscara;
  • Realizar lavagem nasal periódica conforme recomendação médica;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Manter uma boa alimentação e beber a quantidade diária de água recomendada.

Pessoas com sintomas recorrentes associados aos quadros de rinite ou de sinusite devem procurar atendimento médico. Esta é a melhor maneira de saber qual o seu quadro respiratório e adotar um tratamento seguro, com acompanhamento profissional.

Leia também: Como os alimentos melhoram a imunidade do nosso corpo