Hipertensão arterial: quando ocorre e como evitar

hipertensão arterial

A hipertensão arterial ou pressão alta é muitas vezes chamada de uma doença silenciosa. Como não apresenta sintomas tão visíveis, a maioria dos pacientes hipertensos demora até saber que possui a doença.

A pressão alta é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. Considerando que uma pressão considerada normal em uma pessoa adulta é de 12 por 8, na hipertensão os níveis ultrapassam os 14 por 9. Por causa disso, o coração acaba tendo que fazer mais esforço para distribuir o sangue corretamente pelo corpo.

Quando ocorre a hipertensão arterial

Em 90% dos casos a hipertensão é hereditária, mas fatores relacionados ao estilo de vida também podem provocar a doença. Os principais fatores de risco são: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo elevado de sal, níveis altos de colesterol, sedentarismo. Além disso, a pressão alta se torna mais comum com o avanço da idade.

Um dos principais problemas em ser uma pessoa hipertensa é que esta doença está relacionada a episódios mais graves, que podem ser fatais ou comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para que ocorra um acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial, além de insuficiência renal e cardíaca.

Como mencionamos anteriormente, trata-se de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas. Alguns sinais que podem indicar hipertensão só irão se manifestar quando a pressão subir muito, como por exemplo dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Como evitar a hipertensão arterial

Por ser uma doença sem cura, a melhor forma de combater a hipertensão é por meio da prevenção. Pessoas com e sem histórico de pressão alta na família podem prevenir a doença adotando um estilo de vida saudável, que não proporcione condições para que a hipertensão surja. Entre as medidas preventivas destacamos:

– Manutenção do peso corporal, com a adoção de uma alimentação equilibrada;

– Evitar o consumo excessivo de sal, substituindo-o por outros temperos naturais (pimenta, manjericão, alecrim, páprica etc.) que ressaltem o sabor dos alimentos;

– Praticar atividade física regularmente;

– Deixar de fumar;

– Reduzir o consumo de álcool;

– Evitar alimentos ricos em gordura;

– Controlar o diabetes;

– Acompanhar e controlar os níveis de colesterol;

– Buscar um estilo de vida menos estressante, com momentos de lazer, hobbies e, se necessário, acompanhamento psicológico.

Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada por meio de tratamento indicado pelo médico. A única forma de diagnosticá-la e controlá-la é medindo a pressão regularmente, no mínimo uma vez ao ano para quem não tem histórico familiar e duas vezes para quem tiver.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre AVC