Tudo o que você precisa saber sobre a saúde dos pulmões

Em tempos de pandemia de Covid-19 e em datas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) a saúde dos pulmões parece virar o centro das discussões. Mas cuidar destes órgãos e mantê-los saudáveis é importante em todas as épocas do ano.

Eles são a maior superfície de contato do nosso corpo com o meio externo, maior até mesmo do que a nossa própria pele quando consideramos o desdobramento de cada alvéolo pulmonar. Por causa disso, estão mais sujeitos às ameaças externas, como agentes tóxicos e mudanças na temperatura e na umidade do ar, o que pode causar doenças, irritações e alergias.

Para entender a importância dos pulmões para o funcionamento do organismo, é fundamental compreender a extensa rede de vasos sanguíneos presentes neles. Por meio destes vasos o oxigênio passa do ar para o sangue e, através dele, é enviado a todos os tecidos do corpo. Além de absorver o oxigênio, estes vasos são responsáveis pela eliminação do gás carbônico.

Tópicos importantes para compreender a saúde dos pulmões

Com uma relevância tão grande para o nosso corpo, é importante saber como manter estes órgãos saudáveis e em pleno funcionamento. As principais ameaças a eles são o cigarro e a poluição. Atualmente, uma das principais preocupações relacionadas à Covid-19 é o comprometimento dos pulmões, causando sintomas como tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a utilização de aparelhos de respiração artificial é essencial.

Falta de ar
Prenda a respiração pelo tempo que conseguir. Perceba a sensação de desconforto causada por esta privação do ar. É possível que você volte a respirar de uma forma ofegante, como se quisesse compensar os segundos em que não respirou. Caso você ficasse mais algum tempo sem respirar, o gás carbônico presente no seu sangue – que não foi eliminado na respiração – iria causar outros sintomas desagradáveis, como torpor e sonolência.

Como o pulmão se protege de fatores externos
Como explicamos anteriormente, os pulmões são as estruturas que têm o maior contato com o meio externo no nosso corpo. Para não ficarem completamente vulneráveis, eles contam com mecanismos de defesa para reter e expelir partículas de sujeira causadas pela sujeira, fumaça ou poluição. Estes mecanismos estão presentes no aparelho respiratório, que possui células produtoras de muco, uma secreção que é empurrada para fora pelos cílios existentes no seu revestimento interno. Tal processo funciona de forma contínua, promovendo a expulsão de material indesejável e protegendo os pulmões. Além do muco, os alvéolos pulmonares contam com células de defesa especializadas, que prendem partículas indesejáveis como bactérias, restos de poluição, fumo e sujeira.

O que é o enfisema pulmonar
Trata-se de uma área do pulmão destruída a tal ponto que não possa ser curada. Nos fumantes, por exemplo, isso pode ocorrer porque os alvéolos são destruídos progressivamente, prejudicando a estrutura responsável pela troca de ar com o sangue. De forma resumida, os alvéolos que tinham paredes finas para permitir a troca gasosa acabam ficando espessas, impedindo a aproximação dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, as trocas gasosas. Na prática, o sangue recebe menos oxigênio e a respiração se torna mais difícil.

O que acontece quando o fator que agride os pulmões for afastado
No caso de pessoas que já apresentam algum comprometimento dos pulmões e que interrompam o fator que estava causando este dano – parar de fumar ou se mudar para um lugar com menos poluição, por exemplo – a doença pode estacionar. No entanto, o dano já causado não pode ser revertido. Como explicado no item anterior, um enfisema é uma área do pulmão destruída de forma irreversível. Apesar de não ser possível recuperar a saúde do órgão, adotar hábitos saudáveis, como largar o cigarro, alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas, não apenas evitará que a doença progrida, mas também poderá ajudar a melhorar a capacidade de funcionamento de áreas não afetadas nos pulmões e a qualidade de vida.

Como o ar-condicionado afeta os pulmões
Se usado com moderação, o ar-condicionado não representa grandes riscos para a saúde pulmonar. Porém, é preciso estar atento às duas principais características deste aparelho: resfriar e ressecar o ar. O ressecamento é o principal problema aqui. Isso porque algumas pessoas não contam com um sistema de umidificação adequado no seu sistema respiratório, principalmente se houver obstrução nasal e a pessoa tiver o hábito de respirar pela boca.
Além do ressecamento do ar, outra ameaça do ar-condicionado se encontra quando não é feita uma manutenção adequada. Se os filtros não forem limpos com frequência, eles irão espalhar microrganismos, principalmente fungos e bactérias, que infestam o ambiente. Para deixar o uso do ar-condicionado mais saudável, a recomendação é não deixá-lo em temperaturas muito baixas, limpar os filtros regularmente e umidificar o ar.

Como manter seus pulmões mais saudáveis
– Evite temperaturas extremas, principalmente as baixas.
– Evite lugares com grande concentração de poluentes. Utilize máscaras nestes casos.
– Durante a pandemia de Covid-19 ou em surtos de outras doenças respiratórias, mantenha o distanciamento social, utilize máscara e higienize as mãos com frequência, evitando direcioná-las ao nariz ou à boca.
– Se você tiver alguma doença crônica como rinite ou sinusite, busque tratamento.
– Pare de fumar ou, pelo menos, reduza a quantidade de cigarros fumados em um dia.
– Não acredite que está protegido com filtros, piteiras ou cigarros de baixo teor. Todos oferecem riscos irreversíveis aos pulmões.

Leia também: Como prevenir doenças respiratórias