Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem

Novembro Azul

Você provavelmente já viu algumas campanhas de Novembro Azul nos últimos anos, mas você sabe de onde surgiu este movimento e qual o objetivo dele? Muito mais do que fitas azuis de desenhos de bigodes, o Novembro Azul é um movimento presente em diversas partes do mundo e tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde masculina, em especial sobre a prevenção ao câncer de próstata.

O movimento surgiu em 2003 na Austrália e recebeu o nome de Movember, que é uma junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). O mês de novembro foi escolhido já que no dia 17 é realizado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Não demorou muito para que outros países aderissem ao movimento, inclusive o Brasil.

Câncer de próstata e o Novembro Azul

Embora o Novembro Azul seja uma campanha para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde de forma geral, a ênfase é acabar com o preconceito sobre o exame de câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer próstata está em segundo lugar entre os tipos de câncer mais comuns em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, com uma estimativa de 68 mil novos casos para 2018.

O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de recuperação do paciente, no entanto, o preconceito com a realização de exames faz com que boa parte da população masculina não se previna. O exame é essencial pois na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas, porém, quando os sinais começam a surgir cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância magnética, para concluir o diagnóstico e indicar o tratamento. Saiba mais sobre estes exames clicando aqui.